Colunista - Alan Rodrigues

DE OLHO NO MOSQUITO

Por Alan Rodrigues

14/03/2017

Hoje vamos nos estender um pouco mais, mas é por um bom motivo: falar da Febre Amarela. Quando abrimos qualquer site na Internet, muito raramente não vemos notícias relacionadas a esta doença. Mas você sabe o que é a Febre Amarela? Você sabe porque é importante falar sobre esta doença? Aliás, você sabe o que é esta doença?

A Febre Amarela é uma doença infecciosa febril aguda e é considerada não contagiosa, uma vez que para se adquirir a doença é necessário a picada do mosquito. E por falar em mosquito, que mosquitinho chato esse não é mesmo? No caso da Febre Amarela, a mesma possui como mecanismo de transmissão da doença, a picada do mosquito que é portador do vírus. A Febre Amarela possui dois ciclos, um silvestre e outro urbano. No ciclo silvestre os responsáveis pela transmissão são os mosquitos do gênero Haemagogus e Sabethes. E quando falamos de ciclo urbano, o mosquito é o mesmo que transmite a Dengue, a Febre Zika e a Chikungunya, o Aedes aegypti.

Segundo o site da FioCruz, “a infecção acontece quando uma pessoa que nunca tenha contraído a febre amarela ou tomado a vacina contra ela circula em áreas florestais e é picada por um mosquito infectado. Ao contrair a doença, a pessoa pode se tornar fonte de infecção para o Aedes aegypti no meio urbano. Além do homem, a infecção pelo vírus também pode acometer outros vertebrados. Os macacos podem desenvolver a febre amarela silvestre de forma inaparente, mas ter a quantidade de vírus suficiente para infectar mosquitos”. É importante reforçar que uma pessoa não transmite a doença diretamente para outra. Na imagem abaixo, podemos ver como se dá a transmissão do vírus:

As manifestações da Febre Amarela são repentinas e podem ser resumidas cansaço, dor de cabeça, dor muscular, calafrios, náuseas e vômitos por cerca de três dias, além de febre alta. A forma grave da doença costuma ser mais rara, e acontece após um período de bem-estar de dois a três dias. Em sua forma mais grave podem ocorrer insuficiências hepática e renal, manifestações hemorrágicas (sangramentos nas gengivas, nariz, ouvido entre outros locais), cansaço intenso e icterícia onde os olhos e a pele adquirem a cor amarela. Neste período tanto a diarreia quanto os vômitos têm aspecto escurecido, semelhante a borra de café.

A grande maioria dos infectados se recupera bem e adquiri imunidade permanente contra a doença, mas de acordo com os danos causados no organismo, a fase grave da doença pode levar a morte no período de sete a dez dias. Por isso é importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais e sintomas, que podem ser confundidos com de outras doenças, e procurar ajuda profissional.

As pessoas tem que ter entendimento, que atualmente não temos um medicamento para combater o vírus da febre amarela, e assim o tratamento consiste em tratar os sintomas, principalmente com a reposição de líquidos para se evitar as formas mais graves da doença. É importante lembrar que não se deve usar AAS e Aspirina para tratar tais sintomas, pois podem ajudar no surgimento das manifestações hemorrágicas.

O mosquito se prolifera em qualquer local que tenha água parada, como pneus, latas, caixas d’água, plantas e até mesmo em tampinhas de garrafa. Por isso é importante realizar medidas preventivas em casa e nos quintais. Para se eliminar o mosquito já adulto, algumas cidades fazem a aplicação de inseticidas (fumacê), mas este só é utilizado em casos extremos, de surtos e epidemias, e quando as ações preventivas falham ou não são adotadas. Há também no mercado um grande número de inseticidas (para combater o mosquito adulto) e de protetores corporais (repelentes) para evitar a picada do mosquito, que devem ser usados de acordo com as instruções no rótulo da embalagem.

Além de tais medidas, é importante comparecer a uma unidade de saúde, com o cartão de vacinação, para a vacinação contra a febre amarela. No caso de perda do cartão, procure orientações em cada unidade de como proceder para a confecção de outro. A perda do cartão não deve ser impedimento para não se tomar a vacina. Na imagem abaixo, podemos visualizar como é o esquema vacinal:

O site do Ministério da Saúde disponibilizou em seu Blog, algumas perguntas e respostas acerca da Febre Amarela, que podem ser conferidas nos links:
http://www.blog.saude.gov.br/index.php/perguntas-e-respostas/52216-faqms-perguntas-e-respostas-sobre-a-febre-amarela

http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/52300-mitos-e-verdades-sobre-a-febre-amarela

Além do Blog, há também a página oficial do Ministério da Saúde no Facebook, onde é possível ver dicas e ter informação de várias doenças e programas do Governo. Não deixem de curtir e se informar: https://www.facebook.com/minsaude

 

Curtam A Página do FOCO NA NOTÍCIA no Facebook! Divulguem! Compartilhem Informação!

 

Fontes:
https://www.bio.fiocruz.br/index.php/febre-amarela-sintomas-transmissao-e-prevencao

http://www.saude.mg.gov.br/febreamarela

http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/descricao-da-doenca-febreamarela