Cultura

Procissão do encontro marcará reencontro entre comunidade de Itatiaia de Ouro Branco com imagens restauradas

Celebração será durante as programações da Semana Santa 2017.

06/04/2017

O pequeno distrito de Itatiaia em Ouro Branco tem vivenciado um momento especial e que enche os olhos de seus moradores. Isso porque desde final de 2015, a localidade aguarda ansiosamente, a entrega oficial das obras de Restauro da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia.

A Associação Sócio Cultural Os Bem-te-vis, representante da comunidade na execução das obras de restauro da Igreja Matriz de Santo Antônio está a cada dia  dando sinalização  da conclusão dos trabalhos. Isso já pode ser observado com toda mobilização dos preparativos  para Semana Santa, que promete ser marcada de emoção e muita fé.

Tradicionalmente a Semana Santa é uma das solenidades  aguardada durante todo o ano, pelos moradores de Itatiaia, devido à riqueza da  manifestações de fé do povo cristão. Essa tradição será fomentada com o resgate e a valorização dos rituais litúrgicos e religiosos.

Um dos momentos mais esperados pelos moradores está na procissão do Encontro de Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos, que acontecerá no dia 11 de Abril, às 19h, no Adro da Igreja Matriz de Santo Antônio. Este ano a expectativa está maior, pois a comunidade ganhará um presente com as imaginárias de Nossa Senhora das Dores e Senhor dos Passos  totalmente restauradas.

A expectativa e emoção já são demonstradas pelos moradores como conta  a moradora  e artesã, Maria das Graças Silva de 59 anos. “É uma grande emoção ver o Senhor dos Passos passando pelas nossas ruas com Nossa Senhora das Dores. E este ano mais ainda, pois estarão restauradas. Elas  estão fincando  lindas e maravilhosas. Há muitos anos que acontece a semana santa aqui em Itatiaia, é um momento de muita emoção”. Conclui  Maria das Graças Silva.

Devolver para a comunidade as imaginárias totalmente restauradas, em um dos momentos de uma riqueza cultural, é algo  que  cria um sentimento de amor com o povo. E para o Presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis Wilton Fernandes, ver as famílias se preparando em volta desta manifestação é uma grande alegria. “A Semana Santa de Itatiaia este ano terá momentos que vai fazer todos se emocionarem, pois estamos devolvendo para os fiéis às imaginárias do Senhor dos Passos e Nossa Senhora das Dores, restauradas. Estamos acompanhando o tanto que a comunidade está unida e mobilizada para preparar as procissões, celebrações e os momentos de fé e oração. Isso mostra o amor que todos têm pelas as tradições e a cultura local”, ressaltou Wilton Fernandes.

O processo de Restauro de Imaginárias com um valor cultural e de devoção da comunidade é algo que exige muita responsabilidade e cuidados.  E para o coordenador das obras de Restauro da Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia, Gilson Ribeiro, as peças apresentavam diversos problemas como ataques de insetos e xilófagos, problemas estruturais e perda de suporte, descolamento da policromia, sujidade aderida, intervenções inadequada, roupa muito danificados, falta de prataria e manutenção inadequada. “O processo de restauração das imaginárias foi realizado com a finalidade de devolver as características originais e principalmente para que comunidade possa utiliza-las nas festividades da semana Santa. Os procedimentos realizados surtiram excelentes resultados as peças foram higienizadas, descupinizadas,  fixamos a policromia, revisamos a estrutura do Senhor dos Passos e removemos a sujidade aderida na policromia, refizemos a roca e removemos as camadas de repinturas da Nossa Senhora das Dores que foi uma revelação, nivelamos e reintegrados as áreas de perda policromia. O trabalho de Restauro tanto nestas imaginárias quanto em todo acervo tem que ser o melhor, pois temos que devolver a tamanha, responsabilidade e acolhida que toda comunidade vem depositando em nós”. Conclui.

Procissão do Encontro em Itatiaia

De acordo com a tradição cristã, a procissão do encontro relembra o piedoso encontro de Jesus com Maria no Caminho do Calvário, onde Jesus carregava a pesada cruz. De acordo com a tradição Jesus antes do encontro com a Maria, foi flagelado, coroado de espinhos e condenado a morte por Pilatos e obrigado a carregar a cruz até o calvário.

Em Itatiaia a procissão de Nossa Senhora das Dores sairá da casa de Dona Almerinda Vilaça, pelas mulheres e Senhor dos Passos da Casa de Luzia Francisca pelos Homens onde se encontrarão no Adro da Igreja Matriz de Santo Antônio que será proferido o Sermão do Encontro.

Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia

De acordo com o IPHAN, a Matriz Santo Antônio de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Tem duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo onde estão à capela-mor e corredores laterais foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique e aparenta ser a primitiva capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente a atual nave, as torres e o frontão em pedra.

O trabalho de restauro do acervo de Imaginárias da Matriz de Santo Antônio é realizada pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura (Minc),  Governo Federal e o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Serviço: Semana Santa 2017 em Itatiaia

De 09 a 16 de abril.

Procissão do Encontro: Dia 11/04 (Terça-feira)

19h –  Solene Procissão Luminosa do  Senhor dos Passos pelos Homens saindo da Casa de Luzia Francisca e Mulheres saindo da casa de Dona Almerinda até o adro da Igreja  da Matriz de Santo Antônio de Itatiaia onde acontecerá o  Sermão do Encontro.

Fonte: Associação Sócio Cultural Os Bem-te-vis