Cultura

Coral Cidade dos Profetas será tema de especial do Globo Horizonte

27/04/2017

O Coral “Cidade dos Profetas” de Congonhas participou nesta semana da gravação do programa Globo Horizonte, na Basílica de Nossa Senhora de Lourdes em Belo Horizonte. O especial vai ao ar no dia 14 de maio na Rede Globo.

Essa apresentação marca a estreia do álbum o CD “Mestres do Colonial Mineiro, lançado neste mês na Igreja de São José Operário sob a regência do maestro José Herculano Amâncio. O público que compareceu reviveu um dos períodos mais marcantes da música sacra antiga, a Colonial Mineira, elemento artístico e cultural da história do estado, e que se impõe desde as suas origens até a atualidade.

 

Sobre o Coral cidade dos Profetas

Em 1978, um pequeno grupo de pessoas interessadas em aprender música fundou um Coral polifônico à capela, tendo como principal objetivo aliar arte musical à arte sacra colonial mineira. Como o Coral vem sendo regido pelo maestro José Herculano Amâncio com dedicação, competência e idealismo desde a sua fundação, alcançou um notável nível de excelência, participando no decorrer de sua existência, dos eventos mais significativos de Congonhas e região, como Semana Santa, Festivais de Inverno, Concertos Natalinos, Eventos Civis Comemorativos, bem como Festivais e Encontros de Corais Nacionais e Internacionais.

Ao se especializar na interpretação de música sacra antiga, notadamente a Colonial Mineira, se tornou um dos principais grupos em atividade a divulgar este inigualável patrimônio imaterial de Minas Gerais. Mantido pela Associação Cultural Canto Livre, entidade sem fins lucrativos, declarada de utilidade pública pela Lei Municipal 2617/2006, e pela Lei Estadual 19510/2011, oferece gratuitamente, através da Associação, formação musical a pessoas em idades que variam dos 12 aos 80 anos, e é reconhecido como uma das mais belas manifestações culturais do interior de Minas.