Colunista - Márcio Miranda

Futebol 2017...

Por Márcio Miranda

25/05/2017

Vamos começar nosso primeiro bate papo, nossa coluna, pelo esporte, mais precisamente sobre futebol brasileiro. Vamos falar um pouquinho das curiosidades desse esporte que encanta multidões Brasil afora.

Findados os Campeonatos Estaduais, inicia-se o Campeonato Brasileiro, sendo esse um dos melhores e mais equilibrados do mundo. Ao contrário do que acontece na maioria dos grandes Campeonatos da Europa onde dois ou no máximo três clubes têm reais chances de títulos, vide Espanha (Real Madrid e Barcelona), Alemanha (Bayer de Munique e Borussia Dortmund), Portugal (Porto e Benfica) ou mesmo na Itália ou Inglaterra onde os favoritos não passam de cinco clubes, no Brasileirão doze equipes iniciam a disputa como favoritas. São os chamados “grandes”, quatro de São Paulo, quatro do Rio de Janeiro, dois de Minas Gerais e dois do Rio Grande do Sul, lembrando que esse ano o Rio Grande do Sul tem apenas o Grêmio na disputa do Brasileirão da primeira divisão. Além desses doze clubes citados, ainda há sempre times competitivos e “surpresas” vindas do Sul e Nordeste do Brasil.    

O Campeonato Brasileiro iniciou-se no último dia 13 de Maio e será finalizado no dia 03 de Dezembro, após 38 rodadas, em que os 20 clubes se enfrentam em turno e returno, onde quem somar mais pontos será o campeão. Ainda há outras disputas importantes além do título de campeão, sendo seis vagas para Copa Libertadores (do 1º ao 6º lugares), mais seis para a Copa Sulamericana ( 7º ao 12º lugares) e quatro vagas indesejáveis no grupo dos rebaixados para a 2ª Divisão, o temível “Z4” ( do 16º ao 20º lugares).  Assim o Campeonato Brasileiro disputado nesses moldes, torna-se muito atraente e emocionante, ao contrário dos críticos que preferem o retrocesso dos “mata-matas”. 

Os clubes mineiros chegam com boas expectativas para o Brasileirão, o Atlético com um time cheio de estrelas, jogadores experientes e motivado com o título estadual é considerado um dos favoritos. Se o próspero técnico, Roger Machado, conseguir e tiver tempo para colocar em prática seu trabalho, o Galo pode ir longe. Os fatores negativos são o foco em outras competições, como a Copa Libertadores e a “obrigação” de ganhar o Brasileirão. No Cruzeiro, o principal nome é o competente e experiente técnico Mano Menezes, que sabe como poucos montar equipes competitivas. O time tem perspectivas de “crescer” durante a competição e deve “brigar” na parte de cima da tabela. A trágica eliminação na Copa Sulamericana pode ser negativa, tendo em vista cobranças por parte da torcida, mas por outro lado, pode voltar as atenções para o Brasileirão.       

Além do Brasileirão da 1ª Divisão (chamado pela CBF de série A), no mês de Maio ainda teremos o início dos Campeonatos Brasileiros da 2ª, 3ª e 4ª Divisões (Séries B, C e D), sendo 20 clubes nas 2ª e 3ª divisões e 68 clubes na 4ª divisão. Esse ano, nessas divisões os representantes mineiros são: América e Boa Esporte (na Série B), Tupi e Tombense (na Série C), Caldense, URT e Villa Nova (na Série D). 

Nossa torcida agora é para que prevaleça a alegria e a paz dentro e fora dos estádios, com os resultados alcançados dentro de campo e mantidos sem interferências externas (vide tapetão) e muita transparência!  

Muita paz e bênçãos a todos, até a próxima!         

 

Márcio de Miranda Assis, como costuma dizer “da nossa querida Rio Espera”. Professor, Formado em Geografia e Meio Ambiente pela FASAR, Pós graduado em Educação Ambiental e graduando em Direito pela FDCL.

Sua coluna mensal de variedades traz assuntos diversos como esportes, cultura, meio ambiente, educação, política e conhecimentos gerais.

contato:  marciorioespera@gmail.com