Cultura

Trânsito terá alterações em Congonhas para a realização do Jubileu

05/09/2016

Com a realização do Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos na cidade dos Profetas, até o dia 20 de setembro, motoristas devem ter bastante atenção quanto à organização do trânsito, pois acontecerão algumas modificações. As alterações já começam nesta quarta-feira, 07, das 6h às 13h, para o tradicional Desfile Cívico que acontecerá na Avenida JK, da esquina com a com a Rua Pacífico Homem Júnior até a esquina da Rua Padre João Pio.

A Diretoria de Trânsito, por meio de seu Departamento Operacional, informa que ficarão interditadas as vias, Avenida Padre Leonardo com rua da Saudade, ruas Padre Alcides, Padre Gurgel e Valdir Cunha com a Avenida JK, Pacífico Homem Júnior e as Praça JK e Mário Rodrigues Pereira, da esquina com a rua João Pio até a Avenida Marechal Floriano Peixoto.  A Praça 7 de Setembro, na Matriz, será interditada, a partir das 8h, para o Grito dos Excluídos.

Durante o desfile, a Rua Padre João Pio terá acesso livre para a Avenida Getúlio Vargas e será proibido acessar a Rua Pedro Vasconcelos pela Rua Valdir Cunha. A Rua Pacífico Homem Júnior será destinada para estacionamento de micro ônibus e vans que farão o transporte das escolas.

O transporte coletivo será desviado para a Rua Casa de Pedra, no bairro Vila Andreza, para acesso aos bairros Matriz, Praia e adjacências. Veículos leves poderão fazer a mesma rota ou trafegar pela Rua Pedro Vasconcelos, no Centro. Os ônibus de fretamento serão desviados para a Rua Osório Seabra, também na Vila Andreza.

O ponto de ônibus localizado em frente à Prefeitura será transferido para a Avenida Getúlio Vargas. Já o ponto de táxi da Praça JK ficará na Rua Padre Antônio Corrêa, do trecho da antiga Câmara até o Cine Teatro Leon.

Alterações para o Jubileu

Até o dia 20, alguns pontos da cidade ficarão bloqueados com manilhas e o trânsito local será permitido, porém, serão interditadas a Praça Bandeirantes com Travessa Timbiras, Avenida Bias Fortes com Travessa Timbiras, ruas Major Sabino (Biquinha), São José, na esquina com Odorico Martins, João Paulo Arges, a partir da Escola Estadual Feliciano Mendes, Dom Pedro II, no sentido de subida para a Praça Santo Afonso, Alípio Barbosa, no sentido de entrada para a Romaria e Dom João Muniz, em frente à Asapec.

A atenção deve ser redobrada em algumas vias que ficarão totalmente interditadas para o tráfego de veículos: Praças Santo Afonso e do Santuário, Alameda das Palmeiras e ruas Dom Rodolfo, Visconde de Congonhas, Feliciano Mendes, Aleijadinho, Bom Jesus e Ouro Preto. Já as ruas São José, João Paulo Arges, Dom Pedro II, Dom João Muniz, Doutor Paulo Mendes e Recordação ficarão parcialmente bloqueadas até dia 20.

Estacionamento de ônibus

Durante a festividade, os ônibus de turismo ficarão estacionados nos seguintes locais:

  • Alvorada: ruas Capitão Olímpio, do Rosário e Barão de Congonhas
  • Campinho: Avenida Michael Pereira de Souza
  • Cruz das Almas: ruas Noêmia Ferreira Lobo, do antigo Matadouro e Cruzeiro
  • Lamartine: todo o bairro, principalmente a Rua Isabelinha
  • Matriz: Praça 7 de Setembro e Rua Padre Jacinto
  • Nova Cidade: Avenida Martinho Rossi
  • Praia: estrada de acesso ao Casa de Pedra, Avenida Roberto M. Bruneli, Padre Henrique S. Alves, Praça Olímpica, ruas Manganês, da Chacrinha e Marquês de Bonfim
  • Rodoviária: pátios externos
  • Tijucal: Rua Juca Cordeiro
  • Vila São Vicente: toda o bairro, principalmente a Rua Dr. Vitorino
  • Vila Andreza: todo o bairro
  • Zé Arigó: todo bairro