Gerais

LESMA visita cidades do Vale do Jequitinhonha

08/09/2016

Cumprindo agenda sociocultural, o Grupo Lesma, representado pelos poetas Osmir Camilo e Wagner Vieira, realizou um intercâmbio entre os dias 1º e 4 de setembro por três cidades do Vale do Jequitinhonha (região Nordeste de Minas). O grupo desenvolveu atividades nas cidades de Itinga e Jequitinhonha tendo ainda uma passagem pela cidade de Itaobim.

Em Itinga, o Grupo Lesma apresentou seu recital de poesias na Escola Municipal João Menezes, na comunidade de Caldeirão e na Escola Estadual Manoel da Silva Gusmão, em Porto Alegre. Foi uma rica e comovente troca de experiências. Os alunos prepararam e apresentaram poesias inspiradas na cultura e vivência do Vale num trabalho orientado pelos professores da escola. Ainda em Itinga foi realizada uma reunião na Unijoi (União de Jovens Itinguenses) onde ocorreu uma troca de experiências com os poetas lafaietenses sobre a necessidade do fortalecimento das expressões culturais com autonomia e protagonismo de seus representantes dada a amplitude geográfica e diversidade sociocultural do estado de Minas Gerais.

A Lesma visitou também o CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) de Itinga onde conheceu um pouco do trabalho lá realizado e apresentou sua experiência com o trabalho de “Poesia Social’, que vem realizando junto à Secretaria de Desenvolvimento Social de Conselheiro Lafaiete. “Foi uma troca de experiências muitosignificativa.Conhecemos os projetos sociais do CRAS por meio do artesanato, o trabalho musical realizado com a juventude alem de outras atividades oriundas de oficinas que atendem também as áreas rurais do município”, pontuaram Osmir e Wagner.

Ainda na cidade de Itinga o Grupo Lesma participou do sarau “Chá com Poesia”, uma verdadeira mostra cultural da cidade com exposições de artesanato, desenhos, quitandas, apresentações de teatro, coral e declamação de poesias. Na ocasião o poeta Osmir Camilo lançou seu livro “Cinepoesia”.

Cidade de Jequitinhonha

Na sequência do roteiro cultural o Grupo Lesma partiu para a cidade de Jequitinhonha onde participou do lançamento do livro “Roteiro Sentimental da cidade de Jequitinhonha”, do poeta Cláudio Bento. O autor é natural da cidade de Jequitinhonha, morando atualmente em Belo Horizonte, e tem uma obra reconhecida não só em Minas Gerais, mas em todo o Brasil.

O lançamento foi muito prestigiado por artistas, autoridades e imprensa local. Aconteceu na Churrascaria Ponto Chic do Cowboy e culminou com um grande sarau de música, poesia e dança onde a cultura do Vale do Jequitinhonha foi apresentada em suas diversas facetas por artistas de várias cidades do Vale. Uma noite emocionante!

Minas são muitas

Visitar o Vale do Jequitinhonha era um sonho antigo do Grupo Lesma, sobretudo em respeito à rica produção cultural da região aliada à receptividade de seu povo carinhoso num contraponto digno de nota: pois se trata de uma região castigada pela seca e que dribla a escassez material com trabalho árduo sobrevivendo historicamente por meio da autovalorização de sua cultura popular com seus artistas de singular grandeza.

Com esta visita à região Nordeste do estado, a Lesma também fortalece seus vínculos de atuaçãono âmbito da cultura mineirauma vez que já tem trabalhos nas regiões Oeste, Norte, Sul e Central deste imenso país chamado Minas Gerais.

Fots: Divulgação

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos