Gerais

Lafayette Andrada vai a Brasília em busca de recursos para saúde em Minas

Vice-presidente da Assembleia Legislativa, em reunião no Ministério da Saúde, trata da liberação de recursos para saúde em Rio Espera.

21/07/2017

Durante o recesso parlamentar, o deputado Lafayette Andrada continua desenvolvendo ações em prol dos municípios mineiros. Desta vez, o vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) esteve em Brasília, na última quarta-feira (19), em reunião no Ministério da Saúde, para tratar da liberação de recursos para melhorias na saúde de cidades mineiras, em especial de Rio Espera. Recebido pelo secretário Nacional de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Adeilson Cavalcante, Lafayette Andrada abordou questões importantes para melhorias no atendimento aos pacientes no estado como aquisição de ambulâncias e custeio de instituições hospitalares.

De acordo com o deputado, a interlocução junto aos órgãos nacionais é de extrema importância para que os recursos cheguem aos municípios. “Todos os recursos enviados serão transformados em qualidade nos atendimentos realizados em todo o estado. Isso significa que o cidadão mineiro é o principal beneficiado. Sabemos das dificuldades enfrentadas pelas prefeituras e, principalmente, pelos usuários do sistema público de saúde. Vamos reunir esforços para que essa e outras deficiências nos atendimentos sejam atenuadas”, pondera Lafayette.

Lafayette Andrada já é atuante nesta área. O projeto de lei 3.072/2015, de autoria do deputado, tem o objetivo de conceder desconto na tarifa de energia elétrica das Santas Casas e hospitais filantrópicos em todo o estado. O desconto beneficiará os mineiros usuários dos serviços públicos de saúde.

Ações do Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde conta com 16 ações e projetos para atender aos usuários do sistema público de saúde. Um dos principais programas é a “Farmácia Popular”, que amplia o acesso da população a medicamentos essenciais, vendidos a preços mais baixos que os praticados no mercado. Outro programa de destaque nacional é o “Mais Médicos”, que faz parte de um amplo pacto de melhorias no atendimento aos usuários do SUS, com a convocação de profissionais para atuar na Atenção Básica de municípios com maior vulnerabilidade social e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI).