Cultura

Prefeitos da região se reúnem em Lafaiete para tratar do Caminho de São Tiago de Compostela Brasileiro

Caminho fortalecerá o turismo na região.

25/07/2017

Vários prefeitos, vereadores e pessoas ligadas à área do turismo se reuniram na última semana para definir ações sobre a criação do “Caminho de São Tiago de Compostela Brasileiro”. 

O Caminho deverá ter um percurso em torno de 300 quilômetros entre os municípios de São Tiago, Ritápolis, Resende Costa, Lagoa Dourada, Entre Rios de Minas, Queluzito, Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco e Ouro Preto. Toda a região será georeferenciada e sinalizada por placas e marcos indicativos e ainda será criado um Plano de Ação com a inclusão de toda a infraestrutura necessária, ações baseadas no desenvolvimento turístico sustentável, ecológico, gastronômico, cultural, religioso e espiritual.

Durante a reunião, que ocorreu em Conselheiro Lafaiete, o Prefeito Mário Marcus saudou os participantes e mostrou a importância de projetos como este, pois propiciam a união de vários municípios em discussões sobre relevantes assuntos comuns aos mesmos. Além de Mário Marcus, marcaram presença os prefeitos de São Tiago (Denilson Reis), de Queluzito (Célio Souza), de Coronel Xavier (Fúvio Olímpio) e de Ritápolis (Higino Souza) além do vice-prefeito de Ouro Branco (Celso Roberto).

A Secretaria de Estado de Turismo (SETUR MG), os Circuitos Turísticos Villas e Fazendas de Minas, Trilhas dos Inconfidentes e do Ouro, juntamente com os nove municípios, estão trabalhando para avaliar tecnicamente as melhores maneiras e os devidos investimentos para efetivação do roteiro que poderá ser feito a pé, a cavalo, de carro ou bicicleta.