Cultura

Circuito Villas e Fazendas de Minas é referência no Projeto Piloto #VemPassarinharMG

16/08/2017

A primeira etapa do Projeto Piloto #VemPassarinharMG foi realizada no Parque Estadual Serra Verde em Belo Horizonte no início desse mês, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Ecoavis (Ecologia e Observação de Aves) e os Receptivos Turísticos, Destinos MG e  Maritaca Expeditions. Cerca de sessenta pessoas participaram da passarinhada que teve como objetivo apresentar a atividade para os interessados e mostrar que observar pássaros pode ser praticado por qualquer pessoa, até mesmo por crianças. 

O Circuito Villas e Fazendas de Minas é referência no Projeto Piloto e, segundo a Secretaria de Estado de Turismo, “abriga corredores ecológicos, habitat ideal para diversas espécies de aves. Dentre as espécies catalogadas nos pontos de observação estão Tucano-de-bico-preto, Surucuá-variado, Trepador-coleira, Tico-tico-do-mato, Araçai-de-bico-branco, Pichororé, Tiê-sangue e João-botina-do-brejo. Merece destaque o Gavião-pega-macaco, imponente predador que precisa de áreas florestais extensas para cumprir seu ciclo de vida”.

 No próximo dia 26, às 7h, acontecerá mais uma etapa do Projeto em Santana dos Montes, município associado ao Villas e Fazendas.

 

Observação de pássaros no Brasil

No Brasil temos 1919 espécies de pássaros catalogadas pelo Comitê Brasileiro de Registro Ornitológico e quase 800 espécies em Minas Gerais. O Brasil só perde em números de espécies para o Peru.  A atividade tem crescido no mundo todo e é uma forma de conhecer, preservar, divertir e se surpreender com a natureza.

Para maiores informações e inscrições CLIQUE AQUI.