Cultura

Ouro Preto celebra o Dia Internacional da Fotografia com exposição de Miguel Aun e bate-papo com o fotógrafo

18/08/2017

No Dia Internacional da Fotografia, 19 de agosto, Ouro Preto celebra a data com o merecido reconhecimento da sua importância, também por ser uma das cidades do país que mais recebe fotógrafos. Sua luz, sua arquitetura, sua história, suas ladeiras, sua aura, Ouro Preto oferece centenas de motivos para ser registrada por estes profissionais da imagem.

Este ano, a cidade está recebendo a referência da fotografia mineira para esta celebração, o fotógrafo Miguel Aun, com uma exposição na Galeria Sesi - aberta ao público no último sábado, 12, e permanece até o dia 27 de agosto -, e para um bate-papo no próximo sábado, 19, no Espaço Cultural da Fiemg, às 11h. Evento organizado e produzido pelo fotógrafo ouro-pretano Eduardo Tropia.  

Além de Aun, o bate-papo contará com as presenças do Coletivo ouro-pretano Olho de Vidro e de uma das fundadoras do evento Fotógrafos em Ouro Preto, Fernanda Tropia. E outros profissionais da fotografia da cidade e do estado.

A exposição ‘MIGUEL AUN’, de curadoria de Guilherme Horta, sintetiza a essência do trabalho deste fotógrafo artista que nasceu com destino certo: enquadrar e registrar os cenários de Minas Gerais. Filho de Elias Aun, dono do estúdio de fotografia Foto Elias, um dos mais antigos de Belo Horizonte, Miguel cursou Engenharia Elétrica na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e se especializou em física nuclear pela mesma instituição, mas, em 1975, o dom, juntamente com a oportunidade de ter nascido e crescido em meio a este universo, falou mais alto, e hoje, em 2017, já são mais de 40 anos de uma carreira de muito sucesso.

Nas fotografias de Aun, Minas Gerais se revela em sua melhor luz. São tantas fotos com a “melhor luz” que poderíamos nos perguntar se seria sorte se deparar com ela em tantas boas situações. Mas só se for a “sorte” daqueles que possuem a sensibilidade e a paciência de caminhar em sua busca, nos lugares mais certeiros, ou, nesse caso, nos lugares mais mineiros.

Na exposição, o preto e branco levam dramaticidade às paisagens, aos trilhos, aos trens e aos personagens que aparecem nos registros de Aun. Mas as cores chegam ao seu ápice, e logo vem aquela sensação carregada da dúvida, ‘será real, ou será pintura?’. Sim, as fotografias do artista Miguel Aun causam esta sensação, devido a qualidade estética delas, enquadramento, luz, cores, personagens, finalização, tudo se revela perfeito.

Para os amantes das famosas portas e janelas do interior de Minas, tão presentes nas redes sociais das novas gerações, Aun se mostra mestre nos seus registros, há um mosaico delas na exposição de encher os olhos. Sensibilidade e alto rigor estético são revelados nas fotografias de Miguel Aun.

A exposição encanta em todos os detalhes, inclusive, ela se mistura com a paisagem real das casas coloniais de Ouro Preto, que naturalmente se enquadram nas portas e janelas da galeria, contribuindo para enriquecer a mineiridade da mostra.

Além da qualidade artística das fotos, a história da fotografia está presente através da exposição de equipamentos fotográficos raros, das mais variadas épocas, de fotografias antigas, também raras, entre outros objetos que compõem o acervo de seu pai, Elias. E ainda há a poesia de Fernando Brant, em um texto escrito especialmente para homenagear o fotógrafo, destas sutilezas e reconhecimentos que ocorrem entre grandes artistas. Minas Gerais e a fotografia mineira não poderiam estar melhor representadas como na exposição ‘MIGUEL AUN’.

Detalhe importante das comemorações deste ano, são os 30 anos da VI Semana Nacional da Fotografia, que ocorreu em Ouro Preto em 1987, realizada pelo Instituto Nacional da Fotografia (INFoto) da Funarte. A Semana teve uma importante contribuição de Aun, sendo ele o autor da foto de divulgação do evento que marcou uma geração de fotógrafos brasileiros, e ressaltou a importância do reconhecimento desta arte pelo país. Na ocasião, Ouro Preto recebeu 600 fotógrafos de todo o Brasil. Assunto que também está na pauta do bate-papo no dia 19, aberto a todo o público interessado.

Serviço:

Bate-papo com Miguel Aun, coletivos e demais profissionais da fotografia de Ouro Preto e Minas Gerais

Dia: 19 de agosto (sábado) – Dia Internacional da Fotografia

Hora: às 11h

Local: Espaço Cultural Fiemg

- Exposição ‘MIGUEL AUN’ - De 12 a 27 de agosto de 2017 - Das 09 às 19h - Galeria Fiemg   

Fonte/Texto:Carolina Coppoli 

Fotos:Eduardo Tropia