Esporte

Atleta de Ouro Branco, Letícia Cândido, dedica 24 horas do dia ao mountain bike

Atleta é 2º melhor brasileira no ranking da UCI e 1º na CBC. Mineira passou a compor equipe TSW Race Team em 2017.

30/08/2017

As 24 horas do dia de Letícia Cândido, atleta TSW Bike Team, são dedicados ao mountain bike. A atleta pedala em média 300 km por semana, e tem desde a alimentação até as noites de sono destinados ao esporte. Com 26 anos, a mineira é a 2º melhor brasileira no ranking da União Ciclística Internacional (UCI) e compõe o primeiro lugar no ranking da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC). 

Letícia se prepara para disputar a Copa Big Mais em Governador Valadares. A competição, patrocinada pela TSW Bike, acontece em dois dias de prova, 2 e 3 de setembro, sendo que o atleta deve percorrer 80 km no sábado e 50 km no domingo. 

Para estar entre os melhores, Letícia já acorda pensando no ganho de performance. “A bicicleta é uma paixão desde quando eu era criança e o clima de mountain bike sempre esteve ao meu redor, já que morei em Belo Horizonte por 19 anos e a as montanhas são características da região. Pedalava muito na Serra do Rola-Moça que considerava o quintal de casa. Tanto que foi meu irmão que me incentivou. Em 2010 comecei em competições, tive resultados que me motivaram a fazer do esporte mais do que um exercício, mas uma profissão”, contou.

Naquele ano em que o mountain bike era ainda um exercício físico, Letícia conquistou o 3º lugar na categoria Sub-23 no Campeonato Brasileiro XCO em Campo Largo (PR), depois disso, a brincadeira ficou séria. “Eu continuei tendo bons resultados, porém, como todo atleta, tive momentos difíceis entre 2013 e 2014, parei com competições e fiquei nove meses pedalando apenas como hobby. Foi quando eu encontrei meu coach que me ajudou a esclarecer várias coisas e traçar objetivos”, disse.

Objetivos traçados e alcançados, a atleta que se preparou em 2015 já começou a colher os resultados no ano seguinte. “Eu pensei que se eu não alcançasse resultados significativos, não tinha porque eu ficar competindo e depois que eu coloquei a meta, logo no primeiro ano, em 2016 eu vi uma melhora no meu rendimento. Conquistei o Top 3 no Brasileiro de XCO em Juiz de Fora, o primeiro lugar na Maratona da Copa Internacional de Mountain Bike em Congonhas e também o primeiro lugar no Brasil Ride”, contou.

Para Letícia que estreou na TSW Bike Team em março de 2017, não há desafios quando você ama aquilo que faz. “Quando a gente tem um foco e sabe o que quer, as coisas não são difíceis, porque a gente coloca um objetivo e vamos em busca de alcançá-lo. A nossa vida gira em torno daquilo que a gente quer alcançar. Dificuldades do dia a dia existem, mas nada que atrapalhe a caminhada em busca daquilo que almeja. Ter um treinador que confiamos, que vê o atleta além do corpo físico, e também uma estrutura de equipe como a TSW, nos ajuda a alcançar o objetivo de forma mais certeira”, comentou. 

A atleta afirma, que apesar do mtb ser um esporte individual, a equipe se mantem como base para o sucesso. “Um atleta não se forma sozinho. Este ano tenho a melhor estrutura que já tive em toda minha carreira no mtb. É uma parceria incrível e necessária para se manter na alta performance. A TSW é meu braço direito, posso contar com equipamentos de primeira linha, leves e ágeis para competir, assim tenho tranquilidade para investir meu tempo nos treinos diários.  Somos uma equipe e trabalhamos juntos. A TSW é uma forte base para o esporte”, finalizou

TSW Bikes

Fundada em 2008, a TSW é uma marca conceituada, que vem aumentando a participação no concorrido mercado de bicicletas, graças ao rigoroso controle de qualidade e tecnologia empregada na fabricação de suas peças e componentes. Um dos pontos fortes da marca, é focar em qualidade sem abrir mão do design de seus produtos, caindo no gosto da maioria dos ciclistas, principalmente aqueles mais exigentes e profissionais.

Fonte: Assessoria de Imprensa/MB Comunicação Criativa