Cultura

Santana dos Montes recebe observação de pássaros do Projeto #VemPassarinharMG

O Circuito Villas e Fazendas de Minas se tornou referência no Projeto.

31/08/2017

No último dia 26, a cidade de Santana dos Montes sediou a edição de agosto do Projeto piloto #VemPassarinharMG, promovido pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF); Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); Ecoavis (Ecologia e Observação de Aves) e os Receptivos Turísticos, DestinosMG e Maritaca Expeditions. 

Desde 2013, a região tem investido na formatação de roteiros de observação de aves em seus corredores ecológicos e propriedades particulares que ofertam a atividade, sendo o Circuito Villas e Fazendas de Minas referência no Projeto.

Em parceira com os guias Ricardo Mendes e Rodrigo Vieira, do Minas Birding Tours, o Circuito lançou vários roteiros de natureza, incluindo pacotes completos para finais de semana e “corujadas”, que têm por objetivo avistar aves de hábitos noturnos. Conduzidos pelos guias Ricardo Mendes e Rodrigo Vieira, de Conselheiro Lafaiete, o público percorreu uma rica trilha ecológica da Fazenda Fonte Limpa em Santana dos Montes, onde foram encontradas aves de diversos habitats, entre matas e lagoas. Por 4 horas, eles conseguiram avistar 70 espécies como o gavião-de-rabo-branco, pica-pau-de-banda-branca, joão-de-barro, bico-chato-de-orelha-preta e andorinha-serradora.

Marcaram presença na Passarinhada, observadores de Conselheiro Lafaiete, Ouro Branco, Piranga, Rio Espera e Belo Horizonte. 

Sobre a Observação de aves

A observação de aves é uma atividade crescente no Brasil, onde a cada ano mais pessoas se encantam ao encontrar e identificar pássaros, seja no quintal de casa, em um parque natural, em uma mata ou área de preservação.  Praticada há várias décadas na Europa e Estados Unidos, envolve crianças e adultos, todos munidos de binóculos ou câmeras, em uma aventura em busca de novas espécies.

Com mais de 1.900 espécies identificadas, o Brasil é um dos principais destinos para observadores de aves do mundo todo e, claro, cada vez mais brasileiros se tornam praticantes. Em Minas Gerais não poderia ser diferente: diante de um Estado rico em belezas naturais e cenários exuberantes, coberto por três biomas, Mata Atlântica, Cerrado e Caatinga, possui relevo acidentado, onde encontramos mais de 40% das espécies de aves registradas no país.

O Projeto

A passarinhada do #VemPassarinharMG, como é chamada pelos observadores, inclui caminhadas pelas trilhas da unidade de conservação e a presença de um convidado especial para ministrar uma palestra intitulada “Papo de Passarinho”, visando promover a observação e o monitoramento de aves como ferramentas de conscientização e conservação das espécies e seus habitats.

Consulte o calendário 2017, inscreva-se nas próximas ações e prepare sua câmera:

- Sábado, 09 de setembro às 07h - Jaboticatubas/MG

#vempassarinharMG no Parque Nacional Serra do Cipó

- Sábado, 21 de outubro às 07h - Marliéria/MG

#vempassarinharMG no Parque Estadual do Rio Doce

- Sábado, 18 de novembro às 07h - Ouro Preto/MG

#vempassarinharMG no Parque Estadual do Itacolomi