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Professor faz análise sobre a prova de matemática do Enem 2017

Professor Eduardo Souto considerou a prova de matemática mais conteudista.

13/11/2017

A segunda etapa da prova do Exame Nacional do Ensino Médio 2017 (ENEM) foi realizada nesse domingo (12) com questões de ciências exatas e biológicas e o Mestre em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa, professor Eduardo Souto, fez uma análise sobre o conteúdo das questões.

Em entrevista exclusiva ao Foco na Notícia, ele considerou a prova de matemática mais conteudista: “A prova de matemática com certeza assustou muitos pela maneira mais conteudista aparentemente demonstrando uma prova mais difícil, o que não aconteceu. Uma questão de geometria espacial sobre a criação de lagostas, uma sobre bandeja para taças de espumante, uma de análise combinatória sobre a taça da última Copa do Mundo no Brasil, que pede para o aluno calcular de quantas formas a figura poderia ser pintada, refletem o interesse da prova em mostrar utilidades da matemática, enquanto a necessidade de resolver cálculos mais complicados, exigindo maior trabalho com números inteiros e racionais, qualificou esta prova como a mais próxima de vestibulares tradicionais em relação há anos anteriores”, destacou.

Ainda segundo o professor, era esperada uma prova com maior número de gráficos e tabelas, que apareceram menos que na prova de 2016. “A prova deste ano garantiu pontos ao aluno que detêm melhor percepção geométrica, trabalho com proporcionalidade e análise quantitativa. As questões de funções precisavam de maior atenção e a questão de juros compostos, muito bem elaborada, certamente esquentou cabeça de quem tem dificuldades com manipulação algébrica. Mesmo com uma questão de enunciado de quase uma página, a prova de matemática, positivamente, apresentou questões mais diretas aliando a necessidade de interpretação à capacidade de realização de cálculos”, acrescentou.

O professor Eduardo ainda concluiu dizendo que “a cada ano a prova tem deixado de ser apenas uma prova de análise de gráficos e tabelas para ser uma prova de conhecimentos matemáticos sem perder suas características essenciais de aplicação de conteúdos à realidade, contextualidade e interdisciplinaridade, um avanço”.

 

Prof. Eduardo Filipe de Miranda Souto é lafaietense e mestre em Matemática pela Universidade Federal de Viçosa.  Em sua vida profissional lecionou para turmas de Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio, Cursos Profissionalizantes, Pré-Vestibular/Enem e curso superior. Atuou como coordenador dos cursos de Formação Profissional da Fundação CEFET-MINAS e como Diretor Escolar. É servidor efetivo estadual e atualmente atua como Gerente de Supervisão de Ensino da Secretaria Municipal de Educação de Conselheiro Lafaiete.