Ouro Preto

40ª Semana do Aleijadinho celebra as manifestações da cultura popular ouro-pretana

13/11/2017

Promovida pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e pelo Museu Aleijadinho, semana tem colóquio, workshop e apresentações culturais.

Há 40 edições, a Semana do Aleijadinho promove um intenso debate sobre as diversas manifestações artísticas, não deixando de lembrar o valioso legado do Mestre do Barroco Mineiro e Patrono das Artes no Brasil. Promovida pela Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e pelo Museu Aleijadinho, a edição de 2017 traz, de 9 a 18 de novembro, o tema Manifestações da Cultura Popular Ouro-pretana, com apresentações e reflexões sobre as múltiplas experiências culturais do povo de Ouro Preto.

A Semana começa no dia 9 de novembro, quinta-feira, com a abertura da exposição Sobre Riscos e Pautas: O devocionário popular nas obras dos mestres João de Deus e Aleijadinho, com curadoria de Vitor Gomes e peças do acervo do Museu da Música da Arquidiocese de Mariana. A exposição pode ser visitada até 20 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 19h, no SESI Ouro Preto (Praça Tiradentes, 4 – Centro).

A abertura oficial da 40ª Semana do Aleijadinho acontece hoje, segunda-feira, 13 de novembro, na sacristia do Santuário de Nossa Senhora da Conceição. O Coral Canto Crescente, do Museu do Oratório, formado por crianças de Ouro Preto, se apresenta. Célia Corsino, superintendente do IPHAN em Minas Gerais, traz a proposta de revitalização do Museu Aleijadinho, que no ano de 2018 comemorará 50 anos de fundação.

No dia 14 de novembro, terça-feira, o Museu da Inconfidência oferece uma visita guiada para escolas de Ouro Preto (telefone do setor educativo 31-3551-4977) e, ainda, às 19h, a exibição comentada do filme Vida e obra do Aleijadinho, de Joaquim Pereira, ambas atividades com agendamento prévio. Essa programação se repete no dia 16 de novembro.

Ainda na terça-feira, o Escritório Regional do IPHAN de Ouro Preto oferece a Oficina Sentidos Urbanos, para alunos da Escola Estadual Marília de Dirceu. Às 17h, a Galeria de Arte Nello Nuno, da Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) abre a exposição Poéticas da Alma “fé e devoção: a obra de José Ciríaco de Jesus”, que pode ser visitada de segunda a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados e domingos, das 13h às 18h.

O feriado de 15 de novembro, quarta-feira, começa com a apresentação do Congado Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia, com saída às 14h30 da Praça Tiradentes, indo para a igreja de Nossa Senhora das Mercês e Perdões, Mercês de baixo, onde ocorrerá a celebração Eucarística. Às 19h, é a vez da apresentação dos Seresteiros Trovadores de Minas, que lançam o CD “Trovadores de Minas: Cantos, Histórias e Memórias” e também percorrem o bairro Antônio Dias em serenata, a partir da rua dos Paulistas.

O dia 16 de novembro, sexta-feira, é marcado pelo Workshop - Manifestações Artísticas em Ouro Preto, com mediação da Profª. Drª. Adalgisa Arantes Campos (UFMG), voltado para professores, alunos de graduação e de pós-graduação. Os participantes que quiserem apresentar comunicações, devem enviar os resumos para o e-mail: comunicacaosemanadoaleijadinho@gmail.com. O Workshop continua no dia 17 de novembro, com palestras do Prof. Dr. Célio Macedo e da Profª. Drª. Claudina Maria Dutra Moresi.

Ainda no dia 17 de novembro, o Colóquio: Habitando uma cidade tombada: contradições, conflitos e potências, às 8h30, mediado por Cláudia Alencar, traz palestras de Cláudio Rezende Ribeiro, João Nazário Simões Villaschi e Maria Cristina Rocha Simão (IFMG – Campus Ouro Preto), seguidas de debate aberto. Às 14h, o Grupo PIBID UFOP na Música oferece a Oficina de Música a alunos da Escola Estadual Marília de Dirceu. Às 20h, o Zé Pereira dos Lacaios, agremiação carnavalesca ouro-pretana, a mais antiga do Brasil, desfila pelas ruas do bairro Antônio Dias, com seu toque original, levando adultos e crianças.

A 40ª Semana do Aleijadinho encerra no dia 18 de novembro, data que celebra a morte do Patrono das Artes no Brasil. Às 9h, a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP) inicia a Confecção de Tapetes Devocionais no adro da Igreja de São Francisco de Assis. A mesma igreja recebe, às 19h, a Missa Solene em comemoração ao aniversário de morte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, e a ação de graças pelo 49º aniversário do Museu Aleijadinho. Na ocasião será aberto o Ano Jubilar do Museu Aleijadinho. Em seguida, a Medalha do Aleijadinho é entregue a personalidades que contribuíram para a cultura ouro-pretana.

A Semana do Aleijadinho de 2017 abre o Ano Jubilar do Museu Aleijadinho, que comemora 50 anos de fundação em 2018. Lembramos também, com gratidão, os 60 anos de vida sacerdotal de Dom Francisco Barroso Filho, fundador do Museu Aleijadinho e Bispo Emérito de Oliveira/MG.

São parceiros da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição e do Museu Aleijadinho na realização da 40ª Semana do Aleijadinho: Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, o Museu de Arte Sacra do Pilar, o Coral Canto Crescente, o Museu do Oratório, a Converso Comunicação, Museu da Inconfidência, o Departamento de Música da Universidade Federal de Ouro Preto, o Museu da Música da Arquidiocese de Mariana, o SESI Ouro Preto, a Prefeitura de Ouro Preto, a Fundação de Arte de Ouro Preto e o IPHAN.

Para a programação completa CLIQUE AQUI.