Barbacena

Segunda Companhia Independente de Bombeiros de Barbacena realiza solenidade para comemorar aniversário

17/11/2017

A Segunda Companhia Independente de Bombeiros de Barbacena realiza nesta sexta-feira, 17 de novembro, uma solenidade no auditório da Faculdade de Medicina de Barbacena em comemoração aos 31 anos de instalação da Corporação na cidade.

O evento será presidido pelo Coronel Erenito Alves Azeredo, Comandante do Terceiro Comando Operacional de Bombeiros sediado em Juiz de Fora, ao qual está subordinado a Segunda Companhia Independente e Barbacena.

As solenidades terão início previsto para as 10 horas e homenageará também os Bombeiros Militares destaques que receberam do Comando da Corporação a Medalha de Mérito Militar nos graus ouro prata e bronze. Também serão homenageadas diversas autoridades municipais e estaduais e empresários da cidade com  diplomas da Corporação.

Sobre a Corporação

A Unidade do Corpo de Bombeiros de Barbacena foi inaugurada no dia 20 de novembro de 1986 pelo então Governador Hélio Garcia e na gestão do Prefeito Municipal Professor Lídio Nusca.

Em 1995, a  então Seção de combate a incêndios foi elevada à condição de Pelotão,  em 2006 foi elevado à condição de companhia e em 25 de agosto de 2015 foi elevado a categoria de Companhia Independente de Bombeiros. Atualmente, a unidade é comandada pelo Major Nilson Finamor da Silva e  tem sob seu comando duas companhias operacionais. 

A Primeira Companhia tem sede em Barbacena da qual fazem parte o Primeiro Pelotão de Bombeiros de Barbacena, o Segundo Pelotão de Bombeiros de São João del Rei e também a Segunda Companhia Operacional de Bombeiros sediada em Conselheiro Lafaiete.

A Companhia Independente presta serviços em 56 municípios atendendo uma população aproximada de 600 mil habitantes e conta atualmente com efetivo de 195 Bombeiros Militares. Cerca de 40 viaturas são disponibilizadas para atender a população de toda a área atendida pela Segunda Companhia Independente de Bombeiros. Atende em média 8.000 ocorrências por ano e ela se destaca nos primeiros lugares em atendimento de ocorrência no estado de Minas Gerais.

"O objetivo principal não é o número de ocorrências atendidas, mas sim o trabalho de prevenção que representa o maior número de atendimentos, pois com este trabalho conseguimos reduzir o número de atendimento de ocorrências de incêndios acidentes automobilísticos e também atendimentos pré-hospitalares, assim a segurança depende da eficiência dos serviços prestados pelo Corpo de Bombeiros, para sempre ser lembrado como o amigo certo nas horas incertas", concluiu o segundo o comandante Major Finamor.