Ouro Branco

Após restauro, visitantes se encantam com a Matriz de Santo Antônio em Itatiaia

De todos os locais do Brasil, chegam visitantes para apreciar o restauro da Matriz.

09/01/2018

Itatiaia, localidade pertencente a Ouro Branco/MG, vive uma momento novo. Desde julho de 2017, quando a Matriz de Santo Antônio, patrimônio tombado nacionalmente, foi entregue restaurada à comunidade, novos visitantes apareceram por lá para conhecer o restauro e a maravilha da arte barroca do templo. É possível visitar a Matriz de sexta a domingo, das 9h às 16h, com o ingresso a R$ 5,00. Todo o valor arrecadado é revertido para o cuidado com a igreja.

Em novembro de 2017, a Matriz recebeu uma excursão vinda de Belo Horizonte, com pessoas interessadas em arte e cultura. Os participantes passaram por várias cidades mineiras. A última parada foi em Itatiaia. A historiadora Luíza Parreira, integrante do grupo, ressaltou a emoção de visitar a Matriz acompanhada por pessoas da comunidade, narrando a história do templo e do restauro. “À medida que a visita foi acontecendo, com o relato das curiosidades da comunidade, fomos nos encantando e nos envolvendo com a história da preservação do patrimônio. Criamos um vínculo com o local”, relata.

Os monitores, que acompanham os visitantes, são jovens da comunidade de Itatiaia, envolvidos diretamente com os processos de educação patrimonial desenvolvidos pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, responsável pelo restauro da Matriz. Eles informam os visitantes sobre os aspectos construtivos, arquitetônicos e históricos das intervenções realizadas na Matriz.

Karina Zago e João Victor Luck vieram de Brasília para visitar a Matriz de Santo Antônio, em setembro de 2017. Karina, que é turismóloga, ressalta que ver as imagens da Matriz antes do restauro e observar o trabalho realizado, com a história sendo contada por quem é da comunidade, faz toda a diferença. “Está tudo muito bonito, bem feito e com muita história. Os brasileiros não dão muito valor para história e cultura que têm, por isso é diferente entrar na Matriz de Itatiaia, você vê o cuidado com tudo”, enfatiza.

“É fundamental o papel que a população desempenha na salvaguarda do seu patrimônio cultural. Ninguém melhor para falar sobre o regis­tro de aconteci­mentos e da história local”, diz Luiza Parreira. Ao saber que foram as senhoras da comunidade que abriram as portas da Matriz no dia da reinauguração, Karina se emocionou. “Todo o processo uniu ainda mais a comunidade em torno de algo que é deles mesmos”, completa.

Para Wilton Fernandes, presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, os resultados obtidos com a visitação aumentam ainda mais o orgulho da comunidade com seu bem mais precioso. “Manter a Matriz aberta para visitantes e turistas faz com que estejamos ainda mais unidos na manutenção e na preservação da igreja”, enfatiza.

O restauro

A Matriz de Santo Antônio estava precisando de intervenções de restauro e a comunidade se uniu para buscar formas de viabilizar as obras. A construção do projeto, sua aprovação junto aos órgãos responsáveis e a busca por patrocínio foram realizados pelos moradores de Itatiaia, por meio da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. O projeto previu o restauro dos elementos integrados da Matriz (altares, arco cruzeiro, púlpitos, pia batismal e coro) e das imaginárias, além da reforma do piso e da laminação do telhado, com instalação de sistema de câmeras, alarme e proteção contra incêndios.

O restaurador-chefe, Gilson Ribeiro, iniciou os trabalhos já descobrindo, sob as camadas de repintura dos retábulos colaterais, a pintura original com motivos florais. A limpeza dos altares também revelou peças, que estão expostas em um espaço de referência, dentro da Matriz. A equipe de restauro foi reforçada por Aryanne Félix e Josiane Perucci, duas jovens da comunidade de Itatiaia. Incentivadas pelo trabalho, as duas foram aprovadas no curso de restauro da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop).

A partir de agora, a comunidade de Itatiaia se ume para um novo trabalho: manter a Matriz em todo o seu esplendor. Para isso, durante o restauro, a equipe técnica promoveu palestras e oficinas de educação patrimonial, com objetivo de formar, nos moradores de Itatiaia, guardiões que vão defender a igreja e promovê-la como exemplo da história de Minas Gerais e da arte barroca do Estado. Assim, é natural que a Matriz de Santo Antônio esteja, agora, aberta à visitação.

 

Matriz de Santo Antônio – Itatiaia (Ouro Branco/MG)

A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

O trabalho de restauro dos bens integrados e Acervo de Imaginárias da Matriz de Santo Antônio foi realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto contemplou a recuperação do interior da construção e seus elementos artísticos como retábulos, púlpitos, arco-cruzeiro, balaustrada da nave, coro e pia batismal. Também foram contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração e conservação do acervo de imaginárias.

 

Serviço

Visitação à Igreja Matriz de Santo Antônio (Itatiaia – Ouro Branco/MG)

De sexta a domingo, das 9h às 16h

Ingresso: R$ 5,00 (valor integralmente revertido para a manutenção da Matriz)