Colunista - Dr. Sílvio Lopes de Almeida Neto

EUTRÓPIO E SUA SEGUNDA HISTÓRIA NA ESQUERDA

31/01/2018

Ritmadamente escondido nos escombros da era moderna, Eutrópio, um desordeiro, um esquerdista que faz questão de usar a mão direita, precisa se afogar nos desatinos escondidos na mesa de um bar. Isso é fato. Não existem pérolas e muito menos mulheres bonitas. Por certo, jamais leu ou terá oportunidade de ler Cândido, um fantasma de Voltaire, que por descuido alguém, muito ébrio lhe contou por desespero de causa. Mas tudo segue assim mesmo.

Doutor Raul, poeta das Igrejas, poeta das histórias mal contadas, muito mal contadas, posto que perto demais do coração, todas elas, lhe enviou um bilhete dizendo: “este cara sou eu”. Segundo se descobriu, aquele poeta lhe revelou a confissão que jamais pediu prece alguma, apenas pediu segredo. Também ficou nos ouvidos de Eutrópio, que seis estrangeiros vieram em visita, não oficial, lhe desgraçar aquela vida libertina de um homem honesto. Eutrópio não sabe de nada. Tudo que lhe pode conduzir, no momento é ouvir e ler o poeta Raul.

Certo é que vai se esquivar de seus versos brilhantes, de suas histórias, e da vida dele. Eutrópio é patético e fica aturdido, fácil de ser entrecortado quando se depara com todos ou tudo que se encontra morto. Por certo lhe faltam as comendas dos homens de história, dos homens cultos. Tem sim um enlevo pelo desastre, pela derrota depois de um dia de trabalhos forçados. Seu esplendor vem da diligência, atenção, cuidado e zelo pelo desespero do que nasce diretamente dessa figura compassiva da morte após o dia ou da noite espicaçada pelo tormento da vida. Sendo alcaide de porcaria nenhuma, após mais um porre esmolado, ergue as mãos para o céu e adormece arrebatado por tudo que não pode e nunca vai entender.

 

Dr. Sílvio Lopes de Almeida Neto é um renomado advogado com vinte e cinco anos de atuação na área criminal. Ele adora defender seu semelhante e, além dessa bonita profissão, gosta de escrever crônicas nos momentos de lazer. Ele é casado com a rioesperense Drª Sara Miranda, reside na maravilhosa cidade de Rio Espera e é colunista em nosso portal de notícias.