Gerais

Deputado Glaycon Franco recebe Asmarcol e Ancat e apoia iniciativas em favor do meio ambiente

23/02/2018

Na última terça-feira, dia 20 de fevereiro, o deputado estadual Glaycon Franco recebeu em seu gabinete na Assembleia Legislativa, as senhoras Juliana e Mônica, que fazem parte da diretoria da Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Conselheiro Lafaiete (ASMARCOL). Elas estiveram acompanhadas da Agente de Defesa Ambiental da Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis (ANCAT), Maria das Graças.

Durante a reunião, o deputado ouviu uma explanação sobre a atividade atual da ASMARCOL e os projetos da instituição. Ele demonstrou sua preocupação com as questões ambientais, sobretudo na condição de presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Glaycon ressaltou a importância do trabalho da ASMARCOL que já há vários anos presta serviços de aproveitamento do material descartado pelas famílias, o que reduz o volume de lixo que é destinado aos aterros sanitários e lixões, além de possibilitar geração de emprego e renda para pessoas da região.

As representantes da ASMARCOL solicitaram ao deputado apoio para a instituição, inclusive a apresentação de Projeto de Lei, visando o reconhecimento de Utilidade Pública Estadual para a Associação.

A representante da ANCAT, Maria das Graças, solicitou ao deputado que também tome a iniciativa de proporcionar o reconhecimento de utilidade pública estadual para outras associações de catadores da região.

Atendendo ao pedido das associações, Glaycon solicitou que enviassem a documentação para que fossem providenciados os projetos de lei para a tramitação na ALMG. Ele reconheceu o trabalho dos catadores. “Essas Associações contribuem muito para a causa ambiental. O lixo é um dos grandes problemas da humanidade e muitos materiais que são tratados como lixo, na verdade, não são lixo. A Asmarcol e a Ancat trabalham para o reaproveitamento do material reciclável, com um grande ganho ambiental e social. Apoiarei, sempre, causas como estas”, comentou

O deputado comprometeu-se a apresentar os projetos de lei para reconhecimento de utilidade pública estadual e a defender sua aprovação durante a tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.