Ouro Preto

Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto destina 10 toneladas de materiais para reciclagem

Latinhas, vidro, papelão e plástico pp (polopropileno) foram doados a três instituições de Ouro Preto.

26/02/2018

A festa promovida pela Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto, formada por Bloco do Caixão, Bloco Cabrobró, Bloco da Praia e Bloco Chapado, fornece renda extra para três instituições de Ouro Preto. A Associação de Catadores do Padre Faria, o Clube da Melhor Idade Renascer e a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis da Rancharia (Acmar) recebem as 10 toneladas de material reciclável gerada nos quatro dias de apresentações.

O material doado às instituições, para reciclagem, compreende aproximadamente 355 mil latas (4 toneladas), 6.000 garrafas de vidro (aproximadamente 3 toneladas), cerca de 2 toneladas de garrafas pet e plásticos pp e 10 mil caixas de papelão (1 tonelada). Para Matheus Silva, da Liga dos Blocos, o manejo inadequado desse grande volume de materiais recicláveis pode gerar grande poluição visual e material. “Por isso, ficamos felizes em ver a garra com que as associações que recebem a doação atuam. Elas nos ajudam a recolher os materiais recicláveis e a destiná-los. Com isso, geram renda para suas famílias e para as suas comunidades”, completa.

Desde 2005, a Liga dos Blocos faz a doação de materiais recicláveis para instituições de Ouro Preto. Posteriormente, o município de Ouro Preto aprovou uma lei em que todo o lixo produzido em eventos festivos deve ser reciclado, sendo que os produtores de eventos podem vender, doar ou reciclar o material. A Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto comemora ter implementado a doação a instituições que reciclam antes da aprovação da lei.

Além dos materiais recicláveis, a Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto apoiou a reforma de parte do piso da Praça da Ufop, onde é montado o Espaço Folia. A obra, além de beneficiar o folião, com mais segurança durante os dias de folia, é um legado dos blocos para a comunidade de Ouro Preto, que utiliza a praça como espaço para práticas esportivas e de lazer. O piso intertravado traz um espaço mais adequado às pessoas que frequentam a Praça da Ufop.

Em 2018, a Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto trouxe diversas atrações para animar os foliões. Passaram pelo palco Pabllo Vittar, MC Livinho, MC Lan, DJ Yuri Martins (Bloco do Caixão); Nego do Borel, Chapeleiro, Molejo (Bloco Cabrobró); MC Kevinho, Alexandre Peixe, Felguk (Bloco da Praia); e Dennis Intense, Tuca Fernandes, Efinito, DJ Trevizano (Bloco Chapado). A Liga começa a trabalhar, desde já, na construção da festa de 2019.

Sobre a Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto

Criada em 2005, pela união dos Blocos do Caixão, Cabrobró, da Praia e Chapado, a Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto vem, desde então, promovendo o carnaval no Espaço Folia, com atrações de nome nacional que atraem milhares de visitantes para a cidade. Com pacotes fechados para pista e camarote, a Liga dos Blocos oferece formas diferentes de curtir a folia, o que permite a experiência de liberdade e de identidade de cada um de seus blocos formadores, mas também a possibilidade de viver festas diferentes. Há dois ambientes: a pista e o camarote, cada um deles com um tipo de benefícios para os foliões. Além das atrações garantidas por cada bloco, segurança privada e toda a infraestrutura necessária para uma festa memorável estão garantidas.