Lamim

Desdobramento da Operação Lava Jato chega à cidade de Lamim

01/03/2018

Na manhã dessa quinta-feira, 1º de março, a cidade de Lamim recebeu a visita da Polícia Federal e a Receita Federal que cumpriram mandados de busca e apreensão em Operação de desdobramento da Lava Jato.

Os mandados de busca foram expedidos pela 2ª Vara Criminal Federal. A Operação Descartes investiga fraudes em contratos para limpeza urbana e, segundo informações da Polícia Federal, o empresário Átila Reis Silva é apontado como principal operador desse esquema criminoso de lavagem de dinheiro envolvendo empresas que prestavam serviços de limpeza para prefeituras.

 

Em Lamim, os agentes estiveram no escritório do empresário situado no centro da cidade e em uma fazenda de sua propriedade. Em continuidade a Operação, em Belo Horizonte, estão sendo cumpridos mandados de busca e apreensão na casa do empresário, no bairro Mangabeiras. Foram encontrados diversos documentos que serão avaliados.

Segundo as investigações da Polícia Federal, as empresas participantes do esquema simulavam a venda de mercadorias ao cliente do “serviço” de lavagem, que então pagava por produtos inexistentes via transferências bancárias ou boletos (para dar aparência de legalidade à aquisição). As quantias recebidas eram transferidas para diversas outras empresas de fachada, que remetiam os valores para o exterior ou faziam transferências para pessoas ligadas ao cliente inicial.

Não há nenhum mandado de prisão aberto em nome do empresário.

Além de Lamim e Belo Horizonte, foram cumpridos mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo (9), Santos/SP (1) e Paulínia/SP (1).

Fotos: Rádio POP Lamim