Gerais

Mais de mil jovens participam da inauguração da pista de Skate de Congonhas

09/10/2016

A pista do modelo Skate Plaza construída em Congonhas foi inaugurada na tarde deste domingo, dia 09, e a juventude da cidade e região mostrou que sabe realizar um evento, envolvendo esporte e arte, em clima de paz. 

Promovido pelos organizadores da Batalha de Rap de Rodô, os skatistas e a Vortice Skate Shop de Belo Horizonte o evento atraiu mais de mil expectadores. Houve campeonato de Skate mirim, iniciante e open, com participação de stakistas da região e os vencedores receberam peças de skate e outros brindes.  A festa teve sequência com shows dos artistas locais Dj. Reiznho, Banka Dance, Conexão Crew e batalha de rap entre MC’s. O prefeito Zelinho, que atendeu à reivindicação dos mais de 400 praticantes da cidade, prestigiou o evento. 

Construída na praça da Rodoviária, a pista possui uma street de 600 metros com muitos obstáculos, além do bowl (enorme bacia que chega a ter 3,5 m de altura). 

 

Os skatistas JS, Edgar (Vulgo 117), Felipe Moppa, Lucas Abner, Breno, Ryan Santos, e Dj Reizinho e Rafael Simões, são alguns dos 40 skatistas que procuraram o prefeito Zelinho em 2013 reivindicando um espaço para a modalidade. Eles são unânimes em afirmar: “O prefeito prometeu e cumpriu. A demora decorre da burocracia, a gente sabe. Esta pista tem recursos que a tornam no nível das melhores do Estado. Ela permite a evolução nossa, que somos veteranos, e o surgimento de muitas feras daqui pra frente”. Rafael, Lucas, Ryan e Felipe trabalharam na obra da pista.

Eles explicam ainda que a Batalha da Rodô, evento mensal que agora tem um local adequado para sua realização, que marcou a inauguração da nova pista, é formada por cinco elementos: grafite, skate, hip hop dança de rua e a participação dos MC’s. A primeira edição aconteceu em dezembro de 2015 na mini ramp que fica atrás do novo espaço.

Presente à inauguração, o prefeito Zelinho lembrou, após arriscar algumas manobras sobre um skate, que o projeto, inspirado na pista do cantor Chorão, no Guarujá-SP, foi amplamente discutido pelos garotos da cidade com o também skatista, urbanista e arquiteto Aníbal Bravim, através de uma página do Facebook, que atingiu mais de 5 mil visualizações. “Esta obra é uma conquista dos jovens de Congonhas, que se mobilizaram em torno deste ideal”. E completou: “Como o Skate agora é esporte olímpico, quem sabe não conseguimos formar profissionais que nos representem nas próximas edições da Olimpíada”.

Co-realizador do evento que marcou a inauguração da pista de Congonhas, Victor Messias (Victor Vortice), da Associação Brasileira de Esportes e Culturas Urbanas, lembra que “o Skate possui uma cultura própria com identidade visual, postura e linguagem e o que move o movimento é o amor. Minha loja de BH bancou a premiação, mas sei que a galera daqui dificilmente vai lá comprar meus produtos, nem por isso deixamos de incentivar o movimento”

Segundo um dos principais responsáveis pela criação da nova pista, o o secretário de Esporte e Lazer, José Lúcio de Castro, o prefeito Zelinho “realizou o sonho dos skatistas. Essa reivindicação tem mais de 20 anos. O diferencial desta obra é que contratamos um projetista que também é skatistas, que ouviu os garotos a cada passo. Estamos emocionados por estar vendo a motivação deles em realizarem e participarem deste evento. A meta agora é atrair mais eventos como esta para Congonhas, para que, em breve, a cidade entre no Circuito Mineiro, organizado pela Federação Mineira de Skate. Ao redor da pista, tem a pista de caminhada e corrida, e estamos trabalhando para garantir a segurança destes outros adeptos da atividade física também”, disse.

Resultado do Campeonato de Skate por categoria:

Mirim:

1º Gustavo Santos (Congonhas)

2º Makoli (Congonhas)

3º Lobão (C. Lafaiete)

Iniciante:

1º Boçal (Congonhas)

2º Ryan ( Congonhas)

3º Yano (C. Lafaiete)

 Open:

1º Pierre (Nova Lima)

2º Juliano (C. Lafaiete)

3º Lucas (C. Lafaiete)