Ouro Branco

Comunidade de Itatiaia em Ouro Branco celebra a festa de seu padroeiro

Festa de Santo Antônio e Maria Concebida volta a ser celebrada na Matriz de Santo Antônio, recém-restaurada.

04/06/2018

Junho é sempre um mês especial para a comunidade de Itatiaia (Ouro Branco/MG), com a celebração do padroeiro, Santo Antônio, junto a Maria Concebida, em uma grande festa que reúne moradores e turistas. Em 2018, a comunidade celebra, também, o primeiro aniversário da entrega da Matriz de Santo Antônio restaurada. A programação da festa inclui rezas do Terço e a Trezena, missas, procissões, o levantamento dos mastros, a bênção do Santíssimo e a coroação.

Após os anos em que a Matriz de Santo Antônio esteve em restauro, a festa de Santo Antônio e Maria Concebida volta a ter seus atos dentro da igreja, reunindo a comunidade em torno de seu principal bem cultural e religioso. “É com muita alegria que vemos as festas religiosas tradicionais retornarem para o interior da Matriz, com a participação da comunidade. A celebração deste ano é, também, uma forma de comemorar a nossa volta à Matriz de Santo Antônio”, afirma Wilton Fernandes, presidente da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, entidade responsável pelo restauro do templo.

No dia 13 de junho, quarta-feira, dia de Santo Antônio, a Matriz de Santo Antônio estará aberta à visitação gratuita das 12h às 17h. A Matriz está aberta a visitação de sexta a domingo, das 9h às 16h, com o ingresso a R$ 5,00. Todo o valor arrecadado é revertido para o cuidado com a igreja.

Matriz de Santo Antônio – Itatiaia (Ouro Branco/MG)

A Matriz de Itatiaia foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

O trabalho de restauro dos bens integrados da Matriz de Santo Antônio foi realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto contemplou a recuperação do interior da construção, contemplando elementos artísticos como retábulos, púlpitos, arco-cruzeiro, balaustrada da nave, coro e pia batismal. Também foram contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração e conservação  do acervo de imaginárias. As obras foram entregues à comunidade no dia 13 de junho de 2017.

Programação

Festa de Santo Antônio e Maria Concebida - Itatiaia (Ouro Branco/MG)

04/06 (segunda-feira) - 4º dia da Trezena de Santo Antônio

19h - Reza do Terço

19h30 – Trezena

 

05/06 (terça-feira) - 5º dia da Trezena de Santo Antônio

19h - Reza do Terço

19h30 – Trezena

 

06/06 (quarta-feira) - 6º dia da Trezena de Santo Antônio

19h - Reza do Terço

19h30 – Trezena

 

07/06 (quinta-feira) - 7º dia da Trezena de Santo Antônio

19h - Reza do Terço

19h30 – Trezena

 

08/06 (sexta-feira) - 8º dia da Trezena de Santo Antônio19h - Reza do Terço

19h30 – Trezena

 

09/06 (sábado) - 9º dia da Trezena de Santo Antônio

18h30 - Procissão Luminosa, com as bandeiras de Nossa Senhora Concebida, da casa de Efigência Martins, e Santo Antônio, da casa de Solange Aparecida Guimarães, até a Matriz de Santo Antônio, onde acontecerá a celebração e a Trezena, seguida pelo levantamento dos mastros.

 

10/06 (domingo) - 10º dia da Trezena de Santo Antônio

15h - Missa Solene, seguida pela procissão com as imagens de Nossa Senhora Concebida e Santo Antônio, acompanhada pela Corporação Musical Santa Cecília, de Rodrigo Silva

 

11/06 (segunda-feira) - 11º dia da Trezena de Santo Antônio

19h - Reza do Terço

19h30 – Trezena

 

12/06 (terça-feira) - 12º dia da Trezena de Santo Antônio

19h - Reza do Terço

19h30 - Santa Missa e Trezena

 

13/06 (quarta-feira) - Dia Solene de Santo Antônio de Pádua

6h - Alvorada Festival e Repique de Sinos

9h - Solene Celebração Festival de Santo Antônio, com a bênção do Santíssimo Sacramento e Coroação.