Ouro Branco

Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Ouro Branco inaugura novas instalações com sede própria

A obra foi realizada com apoio da Prefeitura, Gerdau, Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ancat).

06/06/2018

Na terça-feira, 05 de junho, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Ouro Branco (Ascob) realizou a inauguração das novas instalações, sede própria, no bairro São Francisco. A obra foi realizada com apoio da Prefeitura, Gerdau, Associação Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (Ancat).

Durante o evento de inauguração das novas instalações a Técnica de Meio Ambiente da PMOB, Cirlene Ribeiro Dias, conduziu a dinâmica de apresentação do sistema de separação de materiais recicláveis.

Participaram do evento o prefeito Hélio Campos, a Secretária de Meio Ambiente e Gestão Urbana Luciana Novais; o Presidente da Ascob, José Lauro Moreira; vereadores José Irenildo Freires e Reinaldo Nolasco da Silva; representante da Associação Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (ANCAT), Marislene Nogueira; Gerente de Sustentabilidade da Gerdau, Mariana Almada; representante da Adeob, Rosane Barros e o Secretário Executivo do Ecotres Luiz Cláudio Grossi.

Também participaram a comunidade e representantes das instituições parceiras da Semana Integrada como UFSJ, CODEMA, Ong Recanto dos Animais, Organização Cidadão Ouro Branco Transformando Vidas, Instituto Projeto Vem Ser, Ecotres, Copasa, IEF, IFMG e Coleta Seletiva de Ouro Branco.

Sobre a Ascob

Desde sua organização em 2012, quase 2 mil toneladas de materiais recicláveis foram recolhidas pela Ascob e deixaram de ir para o Aterro Sanitário Regional.

Os catadores de materiais recicláveis também desempenharam importante papel na conquista do Prêmio Mineiro de Boas Práticas em 2017, com o Programa de Modernização e Otimização da Gestão de Resíduos Sólidos Desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente.