Congonhas

Tratoristas são capacitados para que serviços no campo se tornem seguros e rentáveis

07/06/2018

A Prefeitura de Congonhas, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Sindicato dos Produtores Rurais de Conselheiro Lafaiete proporcionaram a 13 tratoristas um Curso de Manutenção e Operação de Trator no final do último mês. O treinamento aconteceu na Fazenda dos Lobos, de propriedade de Luiz e Milton Avelar, no Monjolos, onde funciona uma usina de extração de óleos essenciais, industriais e de fragrância. Esta parceria estimulada e coordenada pela Diretoria de Desenvolvimento Rural da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia de Congonhas, já havia oferecido aos produtores rurais e seus funcionários o Curso de Operadores de Máquinas e Implementos Agrícolas, como arado, grade aradora, grade niveladora e roçadeira, em fevereiro.

Sobre o curso

O curso demonstrou aos tratoristas, passo a passo, os cuidados necessários com os sistemas de alimentação de ar, alimentação de diesel, lubrificação, elétrico, arrefecimento, rodados e pneus e sistema hidráulico da máquina. Foram abordados principalmente aspectos de manutenção, levando em consideração a segurança do trabalho, conservação e o bom funcionamento do trator.

Engenheiro agrícola e instrutor na área de mecanização agrícola do SENAR e que ministrou os dois cursos, Gilberto Bertola Cantarutti explica que, quando se consegue prevenir problemas, prolonga-se a vida útil do maquinário e, neste caso, os custos de produção caem. “Como o trator por si só já possui um preço muito elevado, o produtor rural que se qualifica para operará-lo está baixando o custo de manutenção e operação, o que atualmente na agricultura, inserida num mercado competitivo, é fundamental. Assim ele garante um maior rendimento do trabalho”, explica.

Ele aponta também como maior dificuldade dos tratoristas conseguir vencer as resistências e hábitos adquiridos durante a vida profissional. “O aprendizado do dia a dia acontece da forma errada. Apresentando a forma correta com bons argumentos e justificativas, eles entendem que o trator vai funcionar melhor e terão mais segurança. As NR’s [Normas Regulamentadoras] orientam que as capacitações devem acontecer antes de as pessoas exercerem suas atividades profissionais. Em função da necessidade, ocorre o contrário, o que expõe o tratorista, a máquina e o rendimento do trabalho”, afirma Gilberto.

Dos 13 alunos do Curso de Manutenção e Operação de Trator, três haviam participado do treinamento anterior. “A avaliação que faço dessas duas turmas é super positiva, eles se mostraram empolgados, abertos à aprendizagem. Conseguimos mudar algumas concepções quanto à operação correta e mostrar a eles a importâncias dessas novas práticas”, diz o instrutor.

Juvercino Leontino Avelar Teixeira, de Conselheiro Lafaiete, teve a oportunidade de participar pela primeira vez de um curso de manutenção e operação de trator. “Este treinamento foi muito útil, porque aumentou meus conhecimentos, me tornando mais apto para dar a manutenção necessária ao trator e para operá-lo. Faz somente 4 meses que comecei nessa atividade, então o curso veio na hora certa. Como a máquina é do patrão, tenho de cuidar ainda melhor dela, este cuidado vai estar presente no resultado final do meu serviço”, diz.

José Pinheiro Dias Filho, do Alto Maranhão, é um dos que haviam tirado proveito também do Curso de Operadores de Máquinas e Implementos Agrícolas. “O que aprendi neste segundo foi trabalhar com a marcha certa, seja utilizando a grade, arado ou colheitadeira. Essa iniciativa da Prefeitura, do SENAR e do Sindicato é muito importante. Convido os patrões também a participarem, para que entendam o que nós, tratoristas, estamos reivindicando. Às vezes a gente pede uma troca de peça ou de óleo e ele diz pra gente trabalhar naquelas condições mais um dia, e, se o trator quebra, a fama de descuidado vem para o tratorista”, alerta.

Certificado

O SENAR possui uma certificação reconhecida por órgãos governamentais, como o Ministério do Trabalho e Previdência Social, mas também fora do País. Este certificado é de fundamental importância para um operador de máquina agrícola. “Aquele que não o tiver pode ficar desamparado, caso reivindique seus direitos junto ao INSS, Previdência Social e em uma possível fiscalização do Ministério do Trabalho”, explica o instrutor do SENAR, Gilberto Bertola Cantarutti, que finaliza: “Um produtor rural que investe na sua qualificação e de seus colaboradores terá resultado positivo de forma rápida. Um profissional treinado e qualificado trabalha com mais afinco, com mais precisão, está sujeito a menos acidentes, gerando menos custos”.

O SENAR é uma escola que abrange todas as áreas da agropecuária, oferecendo treinamento e capacitação para estes setores produtivos, atendendo inclusive familiares de produtores, o que contribui para a promoção social.

Próximos cursos

O Curso Básico de Aves teve início no dia 05 de junho com o término hoje (quita-feira), dia 07 de junho. Estão programados, para o segundo semestre, também o Curso de Monta e Casqueamento de Cavalos.