Barbacena

Circuito estudantil de xadrez começa em grande estilo com cerca de 50 jovens

18/06/2018

A abertura do Circuito Estudantil promovido pela Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes foi em grande estilo em Barbacena. Com a presença de cerca de 50 jovens enxadristas, a Escola Estadual Adelaide Bias Fortes abriu suas portas no sábado (16) e foi palco de vários embates. Na categoria feminina, sub-14, Larissa Bertolim da Silva, da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, da cidade de Alfredo Vasconcelos, ficou com o título. No sub-18, a vencedora foi Vitória Cristina Ventura, da Escola Estadual Francisco Pires, da cidade de Barroso.

No masculino os vencedores foram João Pedro Miranda Salim, no sub-14 e Matheus Defilipo Rodrigues, no sub-18. João Pedro estuda no Sesi e Defilipo é aluno da EPCAr, ambos em Barbacena. A segunda colocação de Otávio Santos Barbosa, no sub-14, aluno da Escola Estadual Adelaide Bias Fortes foi bastante comemorada.

Uma das novidades do Circuito Estudantil é a criação de um rating (pontuação) exclusiva para os torneios. Sua divulgação será em cerca de dez dias, após a conferência dos cálculos pelos coordenadores da LRX.

Eliane Rocha, vice-diretora do Adelaide, afirmou: “Nossa escola se sente muito honrada em poder sediar a etapa Azul do Circuito Escolar de Xadrez que é um grande incentivo aos estudantes, pois sabemos o valor do xadrez como excelente exercício intelectual que mostra seus resultados em sala de aula”.

Destaques no torneio de abertura do circuito foram as delegações da Escola Estadual Urquiza Diniz Chagas, de Palmital dos Carvalhos (Senhora dos Remédios) e da Escola Estadual Nossa Senhora do Rosário, de Alfredo Vasconcelos. Vários atletas que disputaram a Etapa Azul do Circuito Estudantil da Liga Regional de Xadrez estarão em ação a partir do dia 27 de junho, na cidade de Além Paraíba, disputando a fase regional dos Jogos Escolares de Minas Gerais.

A arbitragem foi de Ialex Campos, árbitro credenciado pela Confederação Brasileira de Xadrez e um dos coordenadores da Liga Regional. A etapa azul teve o apoio de CNA e Odonto Company, além da Secretaria Municipal de Educação (de Barbacena) e Superintendência Regional de Ensino.

Para acessar o resultado completo CLIQUE AQUI.

ETAPA VERMELHA SERÁ NO DIA 14 DE JULHO 

A próxima etapa do Circuito Estudantil da Liga Regional de Xadrez já está marcada. Será em Palmital dos Carvalhos (distrito de Senhora dos Remédios), na Escola Estadual Urquiza Diniz Chagas, a partir das 14h. A cor também já está escolhida: Vermelha.

As inscrições serão abertas a partir do dia 1º de julho, na página da LRX e com ampla divulgação. Podem participar do Circuito Escolar todos os estudantes nascidos entre 2000 e 2003, inclusive (na categoria sub-18) e os nascidos entre 2004 e 2007 (na categoria sub-14). Os atletas são divididos ainda nos naipes masculino e feminino.

Fotos: Divulgação da LRX.