Ouro Preto

Homenagem ao Dia do Rock marca segundo fim de semana do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

São mais de 400 atrações e atividades promovidas até o dia 22 de julho nas três cidades que recebem o evento.

17/07/2018

Durante três semanas, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2018 movimenta as cidades históricas com muita música, peças teatrais, exposições, mostras de filmes, oficinas e muito mais. Moradores e turistas lotaram as ruas e os espaços onde acontecem as atividades do evento. Um destaque foi o concerto  The Beatles, com a Orquestra Ouro Preto na Praça da UFOP, celebrando o  Dia Mundial do Rock, no dia 13 de julho. O rock continuou na praça com a Banda Calix. O ritmo musical também foi tema da Mostra Curta Ouro Preto, com o curta Inflamável: Uma história sobre a cena rock em Ouro Preto, documentário de Daniel Tulher e Matheus Santiago, lançado neste ano. No Bar do Festival, o rock ficou por conta da Banda Hard and Heavy.

Ainda na sexta, com um repertório que incluiu clássicos do rock e do jazz internacional e músicas consagradas da MPB em rearranjos especiais para a formação de “orquestra popular”, a Big Band Ouro Preto encantou o público da Casa da Ópera. No Teatro Ouro Preto do Centro de Artes e Convenções quem subiu ao palco foi o violinista e guitarrista mineiro Celso Moreira.

Com o espetáculo Tamanho Família, o projeto Circo da Gente OCA/UFOP se apresentou na Estação Ferroviária nos três dias do fim de semana, encantando crianças e adultos com a arte circense. Um grande Corredor Cultural fechou ruas do bairro Antônio Dias no sábado, dia 14, e a rua São José no domingo, dia 15, quando os carros deram lugar a diversas apresentações artísticas, com intervenções, shows e apresentações cênicas, integrando visitantes e moradores ao universo da arte.

A Praça da UFOP ainda recebeu os shows de Matheus VK na noite de sábado, dia 14, com suas versões carnavalescas de canções de músicas em estilo brega e sensual, seguido da música negra e baiana contemporânea de Larissa Luz, com  sobe ao palco trazendo a música negra e baiana contemporânea. No domingo, dia 15, o espaço contou com apresentação do grupo Candonguêro, com o show focado em seu primeiro disco, Era uma vez um Carnaval. Já no palco da Casa da Ópera, o Festival trouxe Déborah Levy Trio, no sábado, e Leonardo Brasilino, no domingo com o  show Terra Brasilinis.

O Festival também foi muito intenso em João Monlevade no fim de semana, com uma programação recheada de shows, espetáculos e atividades artísticas. Na música, teve apresentação da Banda Os3, pocket show de rap com Reino Fungi do Coletivo DBR, do grupo Seu Juvenal, da Associação Atlética UFOP Monlevade,da Banda Ultra Vox, da cantora Silvia Gomes e de Celso Moreira Quarteto. A cidade ainda recebeu  a intervenção teatral Deixa o movimento te levar, do grupo Cia Os Issos;  um piquenique com apresentação artística, troca de livros e brincadeiras, organizado pelo  grupo Acordar Cultural; mostra Declame no Gramado; e um show de talentos.

Mariana, por sua vez, teve atrações voltadas para o público infantil, como o espetáculo de artes cênicas e de circo Versão Brasileira, do grupo Los Circo Los, na sexta-feira. No domingo, o Teatro Sesi Mariana foi palco do espetáculo Nostro Incontro, com a Academia Dell’Arte, com classificação livre.

A programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2018 segue até o próximo domingo, dia 22 de julho, e pode ser conferida no site www.festivaldeinverno.ufop.br. O evento é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em parceria com a Fundação Educativa Ouro Preto (Feop) e as Prefeituras de Ouro Preto e João Monlevade.

Fotos: Ramon Vinny e Maic Costa

Serviço

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2018

Ouro Preto e Mariana

6 a 22 de julho

Vasta programação gratuita ou a preços módicos (R$10)