Gerais

Agricultores de Nova Resende e Polícia Militar criam rede de proteção das propriedades cafeeiras

30/07/2016

Produtores da zona rural de Nova Resende, município da região Sul mineira, contam agora com um novo mecanismo de segurança para resguardar propriedades e o principal produto da agricultura local: o café. Trata-se da Rede de Agricultores Protegidos, que à semelhança de iniciativas existentes em áreas urbanas mineiras, funciona com a participação solidária e mútua dos cafeicultores e da Polícia Militar de Minas, que ainda compartilha os dados com a polícia civil, para a devida investigação. A medida também tem o apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que participa da organização e divulgação do trabalho junto ao seu público-alvo, os agricultores familiares.

De acordo com o tenente Esdras José da Silva, lotado em Nova Resende, no 4º Pelotão da 79ª Companhia da PM de Guaxupé, o objetivo é reduzir a criminalidade no campo, principalmente as ocorrências de furtos, por meio de ações conjuntas. Ele explicou que se trata de um projeto-piloto, cuja origem remonta experiência pioneira da Rede de Fazendas Protegidas, implantada em 2011, na zona rural do município de Patrocínio, no Alto Paranaíba. Lá as ocorrências de furtos e roubos nas fazendas locais teriam sido reduzidas em 60%, após a iniciativa, segundo o militar. Com pouco tempo de implantação em Nova Resende, o projeto já conseguiu um bom resultado, conforme o tenente. “Apesar de ter apenas cerca de um mês, conseguimos recuperar mais de 100 sacas de café, furtadas por uma quadrilha que agia em fazendas cafeeiras e ainda prender um membro do grupo”, explicou.

Segundo ele, a rede se beneficia de um sistema de georreferenciamento que mapeou todas as propriedades rurais, conferindo a elas um endereço, e a indicação das rotas das estradas vicinais do município. Assim. o banco de dados foi inserido no aparelho de GPS que eles operam e, desta forma, podem atender uma solicitação de natureza emergencial, com maior agilidade e melhor qualidade. Ele ainda explicou que paralela a essa medida, a rede conta ainda com grupos de whatsapp ligados à polícia, para troca de informações de prevenção e de alerta, em caso de aparecimento de pessoas e carros suspeitos, nas redondezas. E o único custo para o produtor rural, segundo o tenente, são os R$ 15 gastos com a compra de uma placa para indicar a filiação da propriedade.

 

Como participar da rede de proteção


Os interessados em participar da Rede de Agricultores Protegidos de Nova Resende podem procurar o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município para fazer um pré-cadastro e adquirir uma placa de adesão. Segundo o Tenente Esdras, a partir daí, a PM programa uma visita à propriedade, passa algumas orientações referentes à segurança, confirma o cadastro e finalmente, o produtor se integra a um grupo de whatsapp para acionar a polícia quando necessário. E a Emater-MG também pode orientar sobre o processo.


 

Álbum de Fotos

Ver todas as fotos