Ouro Preto

Os quatro blocos integrantes da Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto prometem uma festa incrível em 2019

Blocos com atrações para os quatro dias de folia fazem de Ouro Preto um dos cinco melhores Carnavais do Brasil.

25/07/2018

O Carnaval da histórica Ouro Preto é bastante tradicional e reconhecido como o melhor do Estado de Minas Gerais e um dos melhores do Brasil. Parte desse reconhecimento se deve aos blocos criados por estudantes e moradores da cidade e pelas escolas de samba. Juntos, eles trazem atrações para todos os tipos de público. A Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto é uma das principais atrações dos dias de folia da cidade. Criada em 2005, ela reúne os quatro maiores blocos carnavalescos de Ouro Preto: Bloco do Caixão, Bloco Cabrobró, Bloco da Praia e Bloco Chapado. Na edição de 2018, a Liga trouxe grandes nomes da música atual, como Nego do Borel, Dennis DJ, Pabllo Vittar, MC Livinho e MC Kevinho, além do grupo Molejo, Alexandre Peixe e Tuca Fernandes, que voltaram a Ouro Preto e animaram os foliões.

Para a edição de 2019, a Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto promete uma festa ainda melhor. A primeira ação foi a modernização da marca, que está mais antenada com o público. Os representantes a Liga também já tiveram uma reunião com o prefeito de Ouro Preto, Júlio Pimenta, para discutir ações para o Carnaval 2019.

SOBRE OS BLOCOS

Bloco do Caixão

O Bloco do Caixão é um dos mais tradicionais blocos estudantis de Ouro Preto. Surgiu em 1966, com o enterro simbólico da República Necrotério, na época situada na rua Padre Rolim (hoje se encontra na rua do Pilar). Nesse acontecimento, foi confeccionado o primeiro caixão. Na década de 1970, o caixão passou a ser usado como alegoria dos moradores da república, que saíam tocando latas e instrumentos musicais durante a comemoração do Doze de Outubro, festa anual em que os ex-alunos voltam para visitar suas casas. A primeira vez que o Bloco do Caixão saiu às ruas foi em 1976. A partir da década de 1990, passou a desfilar com seus integrantes devidamente caracterizados. Em 2005, transferiu sua concentração para a Praça da Ufop (Espaço Folia), devido ao grande número de foliões. Em 2018, o Bloco do Caixão promoveu um verdadeiro baile funk no sábado de Carnaval, trazendo Pabllo Vittar, os MC’s Lan e Livinho e o DJ Yuri Martins.

Bloco Cabrobró

O Bloco Cabrobró foi formado em 2000, com a união entre estudantes, amigos e seus familiares, que queriam desfilar pelas ruas de Ouro Preto ao som de sua própria bateria. Seu avanço foi instantâneo: hoje, o Cabrobró é um dos grandes protagonistas da folia ouro-pretana. É sempre uma programação esperada em todo domingo de Carnaval, reunindo um grande número de foliões. Em 2018, contou com a participação do DJ Chapeleiro, do funk de Nego Borel e do indispensável pagode do grupo Molejo.

Bloco da Praia

Quem disse que em Minas não tem praia? Pois tem sim, e está em Ouro Preto! Em 2000, nove repúblicas estudantis situadas na Praia do Circo, no bairro Pilar, formaram juntas o Bloco da Praia, com o objetivo de dar ao público o melhor bloco carnavalesco da cidade. O sucesso foi imediato e o bloco passou a reunir cada vez mais pessoas em busca de folia, música e diversão. Os shows acontecem sempre na segunda-feira de Carnaval, também no Espaço Folia. As atrações são escolhidas para animar ainda mais os foliões que escolhem Ouro Preto como destino. Em 2018, MC Kevinho, Alexandre Peixe e a dupla de DJs Felguk marcaram presença.

Bloco Chapado

Caçula dos integrantes da Liga dos Blocos, o Bloco Chapado foi criado em 2008, com a intuito de movimentar o último dia de Carnaval em Ouro Preto. A ideia foi muito bem recebida pelo público. O Chapado se preocupa em trazer grandes atrações para o Carnaval, sempre focados na jovialidade, na alegria e nas riquezas culturais de Ouro Preto. Em 2018, pelo terceiro ano consecutivo, o bloco contou com a participação de Dennis DJ, além do ex-vocalista do Jammil, Tuca Fernandes.

Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto

A Liga dos Blocos de Carnaval de Ouro Preto foi criada em 2005 e é formada pelos blocos Caixão, Cabroró, Praia e Chapado. Desde então, vem promovendo o Espaço Folia com atrações de sucesso nacional e que atraem milhares de visitantes para a cidade durante os quatro dias de folia. Com pacotes fechados para pista e camarote, a Liga dos Blocos oferece diferentes maneiras de curtir a folia, com cada bloco mantendo sua identidade original. 

Foto: Por Converso Comunicação

Serviço

Carnaval da Liga dos Blocos de Ouro Preto

De 02 a 05 de março de 2019

No Espaço Folia – Ouro Preto/MG