Congonhas

Ministro da Cultura planeja visita a Congonhas e BNDES anuncia novos investimentos na cidade

16/08/2018

O Seminário Internacional de Gestão de Sítios Culturais do Patrimônio Mundial no Brasil, na Cidade de Goiás (GO), terminou ontem, quarta-feira (15/08) com um gesto simbólico e ainda um alerta. Nos anos 1970, em um encontro semelhante, os governadores e autoridades se uniram em várias sugestões de políticas públicas agregadas em um documento que, ao ser colocado em prática, acabou norteando a descentralização das políticas públicas de preservação do patrimônio histórico nacional ao criar instâncias estaduais e municipais do IPHAN.

Agora, no Encontro de Goiás, o gesto se repete com a redação de um novo documento com uma série de demandas e sugestões que serão encaminhadas ao Governo Federal e ainda aos candidatos à Presidência da República. No novo documento, entre as solicitações, está a necessidade de dar tratamento especial as cidades que preservam um patrimônio que não é só delas, como de todo mundo. O desenvolvimento de ações em conjunto e a criação de fundos específicos para prover a manutenção e preservação dos sítios Patrimônio Mundial foram algumas das sugestões reunidas na “Carta de Goiás”.

O alerta durante o Seminário veio do Ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. Segundo ele, já estaria decidido a extinção do Departamento da Economia Criativa do BNDES. Nos últimos anos, veio deste setor alguns dos principais investimentos na área no País. Em Congonhas, por exemplo, um terço do patrocínio para construção do Museu de Congonhas saiu deste órgão.

Em seu depoimento, o prefeito Zelinho ressaltou a importância de não perdermos este departamento do BNDES. “Esta fala do ministro da cultura nos preocupou. Não podemos aceitar este fechamento porque o BNDES é nosso grande parceiro. Não podemos retroceder”, salientou.

Na reunião conclusiva do Seminário, que contou com participação dos prefeitos das cidades Patrimônio Mundial e de Ministros de Estado, Zelinho ressaltou ainda a necessidade de reforçar as políticas públicas de fomento ao Turismo. “A Cidade de Goiás está belíssima. Mas se não fosse este Seminário estaria vazia. Assim acontece em Congonhas, Ouro Preto e tantas outras cidades. Não podemos ter só um turismo de praia”. Ainda durante o Seminário, o Prefeito Zelinho aproveitou a oportunidade para convidar o Ministro da Cultura para visitar Congonhas visando futuras parcerias para o município.

O ministro não só aceitou agendar uma ida à nossa cidade como sugeriu aproveitar a ocasião para homenagear os ex-ministros da Cultura, principalmente Gilberto Gil, o responsável pela ideia de construção do Museu de Congonhas.

 

Novos investimentos em Congonhas

Durante o Seminário, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou também novos investimentos em Congonhas. O próximo será um estudo, que culminará num Seminário Internacional, sobre os impactos dos investimentos culturais no Brasil.

A direção do Banco está muito impressionada com a gestão, a repercussão e o impacto do Museu de Congonhas na cidade e região. A intenção é a de criar indicadores para mensurar estes benefícios e replicar a história de êxito do Museu para todo o País.