Gerais

Sistema Ocemg promove palestra gratuita sobre Cooperativismo

Atividade acontece quinzenalmente e tem vagas limitadas.

20/08/2018

O cooperativismo continua em alta em Minas Gerais. O segmento registrou crescimento pelo quarto ano consecutivo e, em 2017, as cooperativas movimentaram um total de R$ 46,7 bilhões – aumento de 7,7% em relação 2016.

Por isso, cada vez mais pessoas têm demonstrado interesse e aproveitado a oportunidade para conhecer mais sobre o setor. Para atender a essa demanda, o Sistema Ocemg promove quinzenalmente palestras gratuitas de Orientações Básicas sobre Cooperativismo.

A próxima edição será realizada no dia 22 de agosto, quarta-feira, a partir das 9 horas, na sede da entidade (Rua Ceará, 771 – Funcionários, Belo Horizonte). A atividade é aberta ao público e, para participar, os interessados devem fazer download da ficha de inscrição no site www.minasgerais.coop.br e enviá-la preenchida para o e-mail inscricao@minasgerais.coop.br.

A palestra "Orientações Básicas sobre Cooperativismo" busca orientar os participantes a respeito dos fundamentos básicos e do funcionamento de uma cooperativa. No conteúdo programático, informações sobre a origem, os aspectos jurídicos e contábeis relativos a essa forma de empreendimento.

O presidente do Sistema Ocemg, Ronaldo Scucato, explica que o Cooperativismo é um modelo de negócios diferenciado, que busca transformar o mundo em um lugar mais justo e com melhores oportunidades para todos. “A palestra de Orientações Básicas é para algumas pessoas o primeiro contato com essa proposta e também com o Sistema Ocemg, que está de portas abertas para a sociedade, e que ano a ano vem recebendo uma demanda cada vez maior de pessoas interessadas neste modelo de negócios”, destaca.

COOPERATIVISMO EM MINAS GERAIS

Minas Gerais possui, hoje, 768 cooperativas. Somente em 2017, foram criadas 1.343 vagas de empregos diretas nesses empreendimentos, totalizando 39.558 empregados, distribuídos em dez ramos de atividades – crescimento de 3,5% em relação a 2016. O cenário é reflexo do trabalho que vem sendo desenvolvido pelo Sistema Ocemg, que investe fortemente no aperfeiçoamento da gestão do segmento.

O SISTEMA OCEMG

O Sistema Ocemg é formado pela junção de duas instituições: o Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg), órgão de representação política, sindical-patronal e de defesa do cooperativismo no Estado; e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo de Minas Gerais (Sescoop-MG), responsável pelas atividades de formação profissional, monitoramento e promoção social das diversas cooperativas de Minas.

 

SERVIÇO:

Palestra de Orientações Básicas sobre o Cooperativismo

Data: 22 de agosto, quarta-feira

Horário: 09h às 12h30

Local: Sede do Sistema Ocemg (Rua Ceará, 771 - Funcionários - Belo Horizonte)

Inscrições pelo site www.minasgerais.coop.br