Conselheiro Lafaiete

Lafaiete receberá 36º Festival de Bandas

13/09/2018

Conselheiro Lafaiete é apontada como uma das principais cidades mineiras que resistem à cultura das Bandas de Música. São diversas corporações musicais espalhadas pela cidade, contando uma história centenária.  Entre as mais antigas bandas está a Sociedade Musical  Santa Cecília, com mais de cem anos de existência.  Porém a cidade cresceu e outros grupos musicais foram sendo criados, garantindo-nos a tradição e a característica de uma cidade das mais musicais do Estado. No bairro Santa Matilde a Corporação Musical traz o mesmo nome do bairro. No Bairro Rosário a União Musical Nossa Senhora das Graças;  ainda no Centro, mas reunindo pessoas de diversas regiões da cidade a Banda Campo Alegre dos Carijós, popularmente chamada de Banda dos Aposentados e no Bairro São João o Grêmio Musical  12 de outubro que neste ano de 2018 completa 30 anos de existência.

Junta-se à esta lista de Bandas tradicionais a diferente e alegre Banda da Cultura Racional Universo em Desencanto  que com uma característica bastante peculiar, vem ocupando o seu espaço na cidade. E agora, para nossa grande e feliz surpresa, surge a União das Bandas da Igreja Assembleia de Deus que inova o repertório compondo o nosso cenário musical e festivo com uma juventude alegre e disposta a garantir esta manifestação em Conselheiro Lafaiete.

Por ser berço de tanta musicalidade justificam-se os trinta e seis anos em que esta cidade também abre suas portas e se faz sede de um grande festival de Bandas, evento no qual, não só as bandas locais, mas também algumas bandas convidadas de outros municípios preenchem um domingo inteiro com música.

No próximo domingo dia 16 de setembro, dentro das comemorações do aniversário de 228 anos de Conselheiro Lafaiete, acontecerá nas Praças Tiradentes e Barão de Queluz o 36º FESTIVAL DE BANDAS da cidade. Com início às 8h da manhã, quando todos serão acolhidos na Praça Tiradentes, o evento percorrerá durante todo o dia, para o deleite dos apaixonados por música e mais especialmente para os apaixonados por Bandas de Música.

 

Com participação de todas as bandas de Conselheiro Lafaiete e acompanhados por Bandas das cidades de Jeceaba, Congonhas, Sabará, Mariana e Caranaíba (estas já confirmadas) o domingo dia 16 seguirá a seguinte programação:

  • 8h – Recepção dos Músicos na praça Tiradentes
  • 9h – Hino Nacional e Pronunciamentos
  • 9:30h – Bandão com desfile pela praça Tiradentes, Av. Prefeito Mário Rodrigues Pereira até a Praça Barão de Queluz.
  • 11h – Bandão na frente da Matriz Nossa Senhora da Conceição

       -   Homenagem póstuma ao Músico Gomercino Flores da Silva

       -   Homenagem em vida ao Músico Benedito Paulino de Oliveira

       -  Início das apresentações individuais de todas as Bandas participantes.

A Realização do evento é da Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete através da Secretaria de Cultura e com apoio das Bandas de Música locais.

Fotos: Mauro Dutra de Faria