Barbacena

Liga Regional de Xadrez classifica dois atletas para a semifinal do Brasileiro de Xadrez

16/09/2018

A Liga Regional de Xadrez – LRX Mata-Vertentes, que envolve as cidades de Barbacena, Juiz de Fora, Lavras e São João Del Rei mostrou sua força no xadrez mineiro classificando os dois atletas para as semifinais do Campeonato Brasileiro de Xadrez.

O Zonal Mineiro, que valia duas vagas para as semifinais, aconteceu neste fim de semana, de sexta (14) a domingo (16), em Belo Horizonte, na Casa do Xadrez. O destaque ficou por conta do garoto de apenas 13 anos, Matheus Mendes Domingues Ribeiro, que conseguiu o título após duas vitórias e três empates, totalizando 3,5 pontos. “O torneio foi muito equilibrado”, avaliou o jovem campeão.

A outra vaga ficou com Pedro Ferreira Lage que também fez 3,5 pontos e pelos critérios de desempate ficou na segunda posição do torneio classificatório. Ambos residem em Juiz de Fora e disputam regularmente os torneios organizados pela LRX. Pedro Lage venceu o último torneio do circuito LRX, que aconteceu na cidade de Barbacena, no dia 8 de setembro.

As semifinais do Campeonato Brasileiro de Xadrez ainda não foram definidas pela Confederação Brasileira (CBX). Ao que tudo indica devem acontecer em São Paulo, em meados do mês de novembro.

André Luiz Sampaio e Hugo Mazochi Barroso, também da LRX, ficaram na 6ª e 7ª colocações, respectivamente, ambos com 3,0 pontos.

CAMPEÃ BRASILEIRA

O Xadrez desenvolvido pela LRX vem colhendo bons frutos. Isabella Conti, de Juiz de Fora, atual campeã brasileira Sub-16 e campeã sul-americana escolar, vai disputar o mundial de xadrez, na Grécia, em outubro. Para isso, ela vem se preparando com disputas de torneios organizados pela LRX. Sua próxima disputa será na cidade de Caxambu/MG, onde acontece o Brasileiro Escolar 2018. Junto com Isabella, na disputa em Caxambu, outros nomes do xadrez da LRX como o próprio Matheus Mendes, vencedor do Zonal Mineiro neste fim de semana e atual campeão dos jogos escolares de Minas Gerais, módulo I, e João Pedro Salim, de Barbacena, bicampeão mineiro escolar.

CAMPEONATO MINEIRO ABSOLUTO

 Este ano o principal título do xadrez mineiro será disputado na cidade de Barbacena, numa organização da LRX. O Mineiro Clássico absoluto e Feminino acontece de 30 de novembro a 02 de dezembro.