Congonhas

Encontro no futuro QG da Inovação mostrou como inovar é a solução para pessoas cidades e empresas

01/10/2018

O QG da Inovação, que abrirá suas portas em breve no bairro Rosário na cidade de Congonhas, recebeu na última semana um meetup que tratou da experiência do usuário em contato com o universo digital.

Ministrado por Kelson Douglas, da empresa de otimização digital e conteúdo I Love Pixel, o encontro mostrou ao público presente como mensurar a expectativa do cliente, identificar o problema dele e desenvolver estratégias para atendê-lo, utilizando para isso inovação e tecnologia. Estes encontros preparam os integrantes do Ecossistema de Inovação, formado pelo Governo Municipal, empresas, instituições de ensino e sociedade civil, para o início das conexões práticas entre pequenos empreendedores, startups, a academia e o mercado.

Esta empresa de otimização digital e conteúdo tem trabalhado para o lançamento do Vale dos Inconfidentes, que reunirá cidade desde Mariana até São João Del Rei, inspirado no San Pedro Valley, de Belo Horizonte, e no Zebu Valley, de Uberaba, entre outros. Ele servirá para conectar agentes de inovação como o Sistema FIEMG com prefeituras, empresas locais, instituições de ensino e pessoas da sociedade. “Oferecemos conteúdo e organizamos eventos como workshop, festival e palestra de preparação do público para um Hackathon [maratona de software onde pessoas criam novos produtos e onde empresas buscam novos profissionais ou estabelecem nova rede de contatos com especialistas em TI]. Como Congonhas possui 52 mil habitantes, Ouro Preto cerca de 70 mil, e por assim em diante, reunimos pessoas destas cidades, mostrando os casos de sucesso de umas para as outras. Assim, incentivamos estes potenciais empreendedores a se estabelecerem na região e mostrarem seus trabalhos para as grandes empresas. Já começamos a negociar com a Prefeitura de Congonhas a realização de Hackathons na cidade para encontrar soluções, inclusive em diversas áreas do serviço público como saúde, transporte, governança. No interior há sim tecnologia e estes eventos comprovam isso, que esta cultura está cultura surgindo, o que desperta o interesse de mais gente a investir nesta área. Por ser esta uma região estar muito dependente da mineração, é preciso encontrar novas formas de economia e as startups chegam cumprem esta função. Mas também apresentam soluções para as áreas já existentes, como ocorreu no âmbito mundial no caso do UBER  para o transporte, o Airbnb para a hotelaria e iFood para a alimentação. Utilizou-se a tecnologia para resolver problemas práticos.  Como após a mineração, aparece como segundo movimento econômico na região o Agronegócio, estamos programando para Mariana um Hackathon de Agrotec, através do Vale dos Inconfidêntes”, contextualiza Kelson.

Ele finaliza afirmando que “Congonhas está bem à frente desta região no que diz respeito à busca pela inovação, por ter criado sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, uma política específica para o setor e destinando uma verba para criação de um ambiente propício ao desenvolvimento de startups. Agora é hora de a população, como as cidades vizinhas, tomar conhecimento disso e aproveitar estas oportunidades para empreender”.

 

Alunos do Centro de Educação Tecnológica (CET), ligado à Fundação CSN, que oferece Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano), Ensino Médio, Ensino Técnico e Programa Jovem Aprendiz, estiveram presentes a este meetup, acompanhados do coordenador técnico do CET Moacir Inácio. “Nossa instituição de ensino se preocupa com a inovação. Ela desenvolve um trabalho de programação e robótica com os alunos. A tecnologia hoje garante a sobrevivência até da mineração. Todos eles estão conscientizados sobre os avanços da automação. Aguardamos a autorização por parte da Secretaria de Estado da Educação para iniciarmos, em 2019, o curso de Técnico em Automação Industrial. As empresas buscam inovar, portanto precisam de mentes preparadas. Este espaço [o QG da Inovação] será um cérebro de onde sairão grandes ideias. Acho interessante a Prefeitura de Congonhas instigar pessoas e instituições a pensarem e agirem juntas neste ambiente”, diz Moacir.

O Relações Institucionais da CSN Mineração, Marcelo Matos, também acredita que desenvolver a capacidade de transformação é o que faz a diferença. ”Nós temos de aprender a pensar, porque programar qualquer um consegue. Precisamos identificar os problemas e estar próximos de onde eles surgem. As empresas vivem cheias de problemas e ávidas por pessoas que encontram soluções. Um congonhense [Pancrácio] desenvolveu um equipamento de separação magnética para a mineração e hoje fornece esta tecnologia para o Mundo inteiro. A CSN foi adquirir esta tecnologia lá fora da cidade. Deste QG da Inovação irão brotar outras ótimas ideias de congonhenses”, assegura o representante da empresa mineradora, que esteve acompanhado do filho Túlio, cujo interesse pela inovação acabou ampliado após este meetup.

Após a realização dos seis primeiros meetups no âmbito do Ecossistema de Inovação que está surgindo por incentivo do Governo Municipal em parceria com outras instâncias do Poder Público, empresas, meio acadêmico e sociedade civil, o diretor de Inovação, Tecnologia e Novos Negócios da Prefeitura de Congonhas, Eduardo Marçal, afirmou que toda esta expertise precisa se consolidar para que todos os atores que o compõem este ecossistema se beneficiem dela. “Este meetup, que tratou da experiência do usuário em contato com o universo digital, deve se transformar em um projeto para que seja desenvolvido em alguma interface, seja com a UFSJ, empresas mineradoras, as startups que estão surgindo. Assim, nós da Diretoria de Inovação estaremos colaborando para a criação de estratégia de negócio que transforme experiência do ecossistema em ferramentas práticas para todos os entes que o compõem. O poder público, por exemplo, tem como cliente todos os cidadãos, então precisamos de aplicar estes conhecimentos nos serviços de educação, saúde, segurança pública, mobilidade, entre outros”, analisa.

Eduardo disse ainda aos presentes que “este meetup fez surgir a ideia do desenvolvimento de um programa de capacitação e iniciação a linguagem de programação para os alunos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Já realizamos alguns meetups específicos para estudantes das escolas municipais, que contribuíram para a interação de crianças de 0 a 10 anos com o universo digital e a tecnologia. Iremos oferecer outros voltados para aplicações em sites, de cursos online do Brasil + TI”.

O QG da Inovação abrigará a Sala Mineira do Empreendedor (parceria da Prefeitura com o SEBRAE MINAS e a JUCEMG – Junta Comercial do Estado de Minas Gerais), a Diretoria de Inovação, Tecnologia e Novos Negócios da Prefeitura, o Hub de Inovação (estrutura moderna com espaço de trabalho compartilhado, salas para reuniões e treinamentos e laboratório da rede FAB LAB) e o Coworking (espaço de trabalho compartilhado com internet banda larga, para que as startups também tenham um ponto de apoio para desenvolver suas atividades). Estes dois últimos surgirão da parceria da Prefeitura com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SEDECTES) e a Fundação Educativa de Rádio e Televisão Ouro Preto (Feop), vinculada a UFOP.

  “Nosso Coworking será, possivelmente, o mais bem estruturado do interior de Minas Gerais. Queremos desenvolver um setup de expertise que se torne um portifólio atrativo às empresas para que elas percebam uma capacidade técnica para solucionar problemas e que seja atrativa e rentável para seus negócios, como a Prefeitura já percebeu ao buscar neste Ecossistema soluções para si própria, como é o caso do Empreenda Já, sistema de abertura de empresa com maior fluidez”, conclui o diretor.