Congonhas

Artistas da região discutem profissionalização com presidente do sindicato da categoria

14/11/2018

A Casa de Arte Boca de Cena, em Congonhas, reuniu na tarde do último dia 10 de novembro, atores, músicos, bailarinos e uma grande diversidade de artistas para juntos conversarem sobre a profissão e a importância de se profissionalizarem. Os artistas, orientados pela Presidente do Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado de Minas Gerais (SATED), Magdalena Rodrigues, tiraram dúvidas e trocaram experiências sobre as dificuldades enfrentadas pela classe. O evento é mais uma edição do projeto Prosa com Arte realizado mensalmente pela instituição.

Magdalena Rodrigues é atriz profissional. Concluiu o curso de teatro no Teatro Experimental do Sesc em 1978, estreando no espetáculo Édipo Rei - de Sófocles, no papel de Jocasta com direção de Italo Mudado. Em 1980 integrou o elenco de D. Beja, no Palácio das Artes. Em 38 anos de carreira estreou mais 40 trabalhos entre eles “Entre Quatro Paredes”, de Jean Paul Sartre, “Vestido de Noiva”, de Nelson Rodrigues, “Olhares de Perfil, de Roberto Cordovani e o “O Tempo e os Conways”, de John Pristley. Recebeu o Prêmio de Melhor Atriz 1996 em ”A Prostituta Respeitosa”, de Jean Paul Sartre e também em 2005 por “O Tempo e os Conways”, direção Wilson de Oliveira.

A Casa

Valoriza a arte, a cultura e o desenvolvimento humano: esses são os pilares que a sustentam a Casa de Arte Boca de Cena. O centro cultural, com sede em Congonhas, foi idealizado pelo Instituto Cultural Profetas em Arte (Instituto Profarte) e está comemorando em 2018, quatro anos de atividades.

 

A programação cultural é desenvolvida pelo Instituto em parceria com diversas instituições. Aliada à programação, o local recebe eventos móveis, promovidos pelo próprio Instituto ou por entidades parceiras. A Casa também abriga um acervo de cenários e figurinos do Grupo Teatral Boca de Cena, que há mais de duas décadas apresenta espetáculos em Congonhas e outras cidades mineiras. O Grupo Teatral e a Casa de Arte são coordenados e mantidos pelo Instituto Profarte, organização sem fins lucrativos que desenvolve atividades desde a década de 80.

A Casa de Arte Boca de Cena fica localizada à Avenida JK, nº1000.