Ouro Branco

Orquestra de Câmara e Coral Infantil da Casa de Música de Ouro Branco apresentam concerto “Arca de Noé” de Vinícius de Moraes

07/12/2018

A Casa de Música de Ouro Branco, iniciativa apoiada pela Gerdau, preparou um concerto especial com a Orquestra de Câmara e o Coral Infantil em Belo Horizonte e em Ouro Branco. No dia 08 de dezembro, às 16h, o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal recebe os grupos para uma apresentação da releitura do espetáculo “Arca de Noé”, de Vinícius de Moraes. Já no dia 11 de dezembro, às 20h, a apresentação será realizada no Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco.

A regência da Orquestra de Câmara de Ouro Branco é feita pelo maestro Marcos Silva Santos e o Coral Infantil é guiado por Conceição Honorato. Os grupos são formados por alunos das oficinas de instrumentos e musicalização da Casa de Música de Ouro Branco. No repertório do concerto estão Abertura, O Pato, A Corujinha, A Foca, A Casa, A Pulga, São Francisco, O Gato e O Relógio. O disco “A Arca de Noé” se tornou um clássico entre os pequeninos. A obra era um antigo sonho de Vinícius de Moraes e foi o último projeto do poeta, que faleceu três meses antes do lançamento.

A obra reúne poemas de Vinícius musicados nos anos 50 por Paulo Soledade e apresenta novas peças assinadas por Toquinho, seu parceiro de décadas. Os poemas tinham como base a história da Arca de Noé, com seus casais de bichos de todo o mundo, salvando-os do dilúvio universal. Em Belo Horizonte, a entrada é gratuita, mediante a lotação do espaço. Já no Sindicato dos Metalúrgicos de Ouro Branco, as entradas custam R$ 20.

Casa de Música de Ouro Branco

A Casa de Música de Ouro Branco é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve ações na área de ensino e divulgação da música erudita. Criada em 2001 por um grupo de professores e pais de alunos, a entidade tem como principais objetivos promover a difusão e a divulgação do acesso à música, criar alternativas de inserção e incentivar o intercâmbio cultural e a carreira de jovens músicos.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.