Cultura

Minas ao Luar resgata cultura popular em Congonhas e valoriza artistas locais

31/10/2016

A Praça da Matriz em Congonhas atraiu centenas de pessoas, que apreciaram talentos locais em mais uma apresentação do "Minas ao Luar", realizada nesse último sábado, dia 29 de outubro. O público se encantou com a apresentação da guarda de congado Marujo Marinheiros Sereia do Mar, do bairro Residencial. O cantor congonhense Cleiber Tarcísio arrancou aplausos da platéia. A banda Canela de Ema, de Ouro Branco, também embalou a noite com canções autorais e de outros artistas, como Beto Guedes, Clube da Esquina e Vander Lee.

O evento foi promovido pelo SESC Minas, em parceria com o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e o Sindicomércio, e apoio da Rede Globo. Segundo a secretária municipal de Cultura, Miriam Palhares, "essa parceria, que já vem de muito tempo, é mais um elo, mais uma força que Congonhas ganha para que a população possa apreciar o que é a cultura. Eventos como este movimentam a cidade e resgatam nossa cultura", completa.

O coordenador de Produção Musical do SESC, Flávio Matheus da Silva, explica que o objetivo do "Minas ao Luar" é resgatar a música popular brasileira, fomentando a cena cultural local e incentivando novos artistas. Segundo ele, o projeto "Sesc Fomenta Cultura" está dando um novo caráter às apresentações, realizadas em diversos municípios de Minas Gerais. "Estamos em uma missão de atrair novos públicos e abrir espaço para novos talentos mineiros. Nesse sentido, o conceito de seresta também é ampliado, porque a etimologia da palavra é a música tocada à noite, no sereno. O foco é trabalhar sempre com os talentos locais para fomentar as culturas populares", destaca.