Ouro Branco

Itatiaia em Ouro Branco promove Feira de Artesanato no próximo fim de semana

10/12/2018

O distrito de Itatiaia em Ouro Branco/MG, no próximo fim de semana 15 e 16, a partir das 10h, realizará Feira de Artesanato, com dos trabalhos produzidos pelas artesãs da oficina do projeto da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis.

Os Bem-Te-Vis, há mais de quatro anos, realiza todas as semanas a oficina gratuita de artesanato, onde reúne moradoras de Itatiaia que aprendem a fazer uma diversidade de bordados, crochê tudo com muito carinho, capricho o que impulsiona a economia e valorização da cultura local. 

Toda a produção realizada nesta atividade será colocada à venda na feira desse fim de semana que acontecerá na sede da Associação. Toda renda será revertida para a manutenção e continuidade do projeto. Então além de prestigiar as artesãs da comunidade, todos aqueles que adquirirem os produtos estarão contribuindo com o projeto.

Além da sustentabilidade da iniciativa, a Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, incentiva o protagonismo dos moradores que vem desenvolvendo por conta própria os trabalhos que aprendem na oficina, como forma de aumentar a renda das famílias.

 

Bem-Te-Vis

A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis iniciou suas atividades em novembro de 2001. Tudo começou com a criação do Coral Os Bem-Te-Vis, da Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito e do Grupo de Artesanato Arteaia.

A Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito começou que a ser montada em 2001, com a doação de dois mil volumes. Seu acervo cresce constantemente, com doações de pessoas físicas, empresas e instituições. Atualmente, ultrapassa mais de seis mil livros, com ênfase em literatura de todos os gêneros e para todas as idades, além de jornais, revistas e enciclopédias. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h e, além dos livros, oferece espaço para leitura e pesquisa gratuita na internet.

A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis é responsável pelo restauro da Matriz de Santo Antônio, em Itatiaia. A igreja foi construída na primeira metade do século XVIII por iniciativa das irmandades do Santíssimo Sacramento, Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e São Benedito. Apresenta duas etapas distintas de construção. A parte dos fundos do templo (capela-mor e corredores laterais) foi executada em estrutura de madeira com vedação de pau-a-pique que comprova ser a capela original. A ela foram acrescidas, posteriormente, a atual nave, as torres e o frontão, em pedra. (Fonte: Iphan)

A Matriz precisava de intervenções de restauro e a comunidade se uniu para buscar formas de viabilizar as obras. A construção do projeto, sua aprovação junto aos órgãos responsáveis e a busca por patrocínio foram realizados pelos moradores de Itatiaia, por meio da Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis. O projeto previu o restauro dos elementos integrados da Matriz (altares, arco cruzeiro, púlpitos, pia batismal e coro) e das imaginárias, além da reforma do piso e da laminação do telhado, com instalação de sistema de câmeras, alarme e proteção contra incêndios. A partir de então, a comunidade de Itatiaia está unida para manter a Matriz em todo o seu esplendor. 

O trabalho de restauro dos bens integrados e Acervo de Imaginárias da Matriz de Santo Antônio foi realizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, em parceria com o Banco  Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e com o apoio Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), do Ministério da Cultura (MinC) e do Governo Federal. O projeto contemplou a recuperação do interior da construção e seus elementos artísticos como retábulos, púlpitos, arco-cruzeiro, balaustrada da nave, coro e pia batismal. Também foram contempladas a reforma do assoalho, a instalação de câmeras de segurança, a laminação do telhado e a restauração e conservação do acervo de imaginárias.

Todo o trabalho de restauro da Matriz de Itatiaia, em Ouro Branco/MG pode ser visto por turistas e interessados em cultura e arte barroca. A igreja está aberta a visitação de sexta a domingo, das 9h às 16h. O valor do ingresso é R$ 5,00. Há gratuidade para a comunidade de Itatiaia e para crianças de até cinco anos. O valor arrecadado é utilizado pela Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Visexclusivamente para a conservação e preservação  da igreja, para que sempre seja possível que pessoas conheçam a história, a arquitetura e a arte da Matriz.

A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis, também iniciou em maio deste ano campanha pela recuperação das imagens sacras roubadas  na Igreja Matriz de Santo Antônio de Itatiaia em 1994,  somando um  acervo de 21 peças, onde até hoje apenas 3 foram recuperadas. A inciativa tem o apoio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Secretaria Estadual de Cultura de Minas Gerais e do Ministério Público de Minas Gerais. A Associação Sócio Cultural Os Bem-Te-Vis espera contar com a colaboração de pessoas de todo o Brasil, e também do mundo, na busca pelas peças.

 

Serviço

Feira de Artesanato dos Bem –Te-Vis 

Dias : 15 e 16 de dezembro de  2018

Horário:  das 10h às 17h 

Local: Sede da Associação – Biblioteca Comunitária Professor Reinaldo Alves de Brito, Itatiaia/ Ouro Branco -MG

 

Visitação à Igreja Matriz de Santo Antônio (Itatiaia – Ouro Branco/MG)

De sexta a domigo, das 09h às 16h

Ingresso: R$ 5,00 (valor integralmente revertido para a manutenção da Matriz)

 

Informações/fotos: Associação Cultural Os Bem-Te-Vis