Conselheiro Lafaiete

Cardeal Damasceno lança livro biográfico na ACLCL

12/12/2018

Nascido em Capela Nova-MG, Dom Raymundo Damasceno Assis tem uma forte ligação com a cidade de Conselheiro Lafaiete, onde foi ordenado padre em 1968 e onde verá o último lançamento do ano de sua biografia intitulada “Viver na Alegria do Senhor - Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis” escrita pela biógrafa Rita Elisa Sêda. A autora, que esteve várias vezes no município diz que o Cardeal tem muita estima pela cidade, onde tem residência e familiares e sempre visita o local.

O livro é mais do que apenas uma biografia. A autora conta que teve acesso a documentos históricos primários e que isso a deu a oportunidade de obter informações inéditas. Fatos relacionados com presidentes como Juscelino Kubitschek e Tancredo Neves são contextualizados no livro. Nuances do relacionamento de Dom Damasceno com esses presidentes e com os papas com quem ele teve contato: João Paulo II, Bento XVI e Papa Francisco são expostos na obra, além da participação em um conclave.

Dom Raymundo tem grande importância para a história da Igreja Católica, não apenas brasileira, como latinoamericana. Foi presidente da Confederação dos Bispos do Brasil e  membro da Comissão Episcopal do Departamento de Catequese do Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), entre outras atribuições importantes.

 

Apesar da extensão do trabalho, depois de pronto, uma passagem foi acrescentada na última hora. Após receber uma homenagem do prefeito de Conselheiro Lafaiete, uma réplica do chafariz que encontra-se em frente a igreja da cidade, o cardeal mostrou-se extremamente alegre e satisfeito. A autora julgou que aquele momento não poderia ficar de fora do relato e decidiu junto a ele que aquele fato encerraria o trabalho. Pesquisou sobre toda a simbologia do chafariz e da água e a história do próprio chafariz da cidade de Lafaiete.

O lançamento de “Viver na Alegria do Senhor- Dom Raymundo Cardeal Damasceno Assis” será dia 22 de dezembro às 18h30 no Centro Cultural Maria Rezende, no Museu Ferroviário na avenida Marechal Floriano Peixoto, S/N, Centro. Na ocasião, Dom Damasceno receberá duas condecorações da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette (ACLCL); de acadêmico honorário e o Diploma da Ordem dos Construtores do Progresso de Conselheiro Lafaiete. A ocasião será também uma sessão solene da ACLCL, onde se encerrará o ano acadêmico de 2018.

Matéria: Silvia Cristina Silvado