Barbacena

Homem é picado por abelhas em Barbacena

05/01/2019

Na manhã desta sexta-feira (04/01),  Bombeiros foram acionados a rua Demétrio Ribeiro, no bairro Santo Antônio na cidade de Barbacena devido ao ataque de abelhas. Segundo a Corporação informou, um apicultor executava serviços de captura de abelhas em um enxame quando a situação fugiu de seu controle, as abelhas entraram em revoada e atacaram pessoas nas imediações do local.

Diversas pessoas foram picadas, entretanto um homem de 37 anos sofreu um ataque maior de aproximadamente 15 a 20 picadas. Ele entrou em choque anafilático que evoluiu para edema de glote (leia sobre o assunto no final da matéria) e corria sério risco de vida. A Unidade de Resgate esteve no local e socorreu está vítima ao Hospital Regional.

Uma equipe devidamente equipada entrou na residência e auxiliou o apicultor nos trabalhos, uma vez que a colmeia era de grande proporção. O apicultor foi orientado a não realizar o trabalho no período diurno.

As abelhas eram da espécie africana, uma das mais perigosas. A rua teve que ser interditada com a obstrução feita pelas viaturas e comércios nas proximidades tiveram que ser fechados. Aproximadamente 10 pessoas relataram terem sido atacadas.

Sobre o edema de Glote

Edema de glote, conhecido cientificamente como angioedema de laringe, é um dos sintomas que podem surgir em caso de uma reação alérgica grave, caracterizada por inchaço na região da garganta. Esta situação é considerada uma emergência médica, pois o inchaço que afeta a garganta pode obstruir o fluxo de ar para os pulmões.

Os sintomas de uma reação alérgica surgem rapidamente, após alguns minutos a poucas horas da exposição à substância causadora da alergia, incluindo dificuldade para respirar, sensação de bola na garganta ou chiado ao respirar.