Ouro Branco

Ouro Branco terá pórtico desenvolvido por equipe de Gustavo Penna

Projeto integra as ações em comemoração aos 50 anos de carreira do arquiteto mineiro.

23/01/2019

A entrada de Ouro Branco ganhará um atrativo a mais a partir deste ano. A cidade foi escolhida para receber um novo pórtico de boas-vindas, assinado pelo escritório do renomado arquiteto Gustavo Penna. A ação integra o projeto “Gustavo Penna 73/23 – 50 anos de Arquitetura, Desenho e Palavra”, que conta com o patrocínio da Gerdau, e promoverá várias iniciativas pelo Brasil, com objetivo de estimular a reflexão sobre o exercício da arquitetura no futuro.

O projeto da obra será comandado pela universitária Fernanda Freitas, que participa de um processo de residência arquitetônica no escritório Gustavo Penna Arquiteto e Associados, após vencer a primeira edição do Concurso de Ideias promovido pela iniciativa. “É engrandecedor poder participar ativamente de um projeto com a mentoria de profissionais experientes e qualificados. Essa oportunidade fará de mim uma profissional mais segura e mais ciente dos impactos e processos que envolvem um escritório e um projeto de arquitetura”, afirma a arquiteta aprendiz, destacando a importância da residência para a ampliação do seu olhar sobre as relações entre arquitetura, urbanismo e outras disciplinas.

A parceria também é enaltecida pelo “mentor” Gustavo Penna, que classifica a oportunidade como uma maneira motivadora de celebrar seus 50 anos de carreira. “Meu entusiasmo com essa residência arquitetônica é grande. Trabalhar junto com as novas gerações amplia o diálogo e nos permite imaginar territórios da invenção. É esse movimento que celebra a vida”, afirma o arquiteto.

Na última sexta-feira (18), um grupo de 20 profissionais da equipe do arquiteto mineiro esteve em Ouro Branco para buscar inspirações para o projeto. Eles visitaram a usina da Gerdau, que doará o aço para a construção do monumento, e se reuniram com representantes da prefeitura para discutir os detalhes da proposta. “É uma honra para nossa cidade ser escolhida e contar com o apoio do escritório de Gustavo Penna e da Gerdau. O pórtico será também um meio de ressaltar a importância do produto da terra, a produção local, além de divulgar nossa cidade para turistas e visitantes e fortalecer ainda mais o sentimento de pertencimento de nossa comunidade”, afirma o Prefeito de Ouro Branco, Hélio Campos.

O Vice-prefeito e Secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Dr. Celso Vaz, reitera a importância da iniciativa para a valorização da cidade. “A proposta do pórtico é excelente e vem para ser somada aos projetos de desenvolvimento de nosso município, que tem por vocação bem receber turistas, visitantes e todos que aqui vivem." 

O projeto do novo pórtico de entrada da cidade de Ouro Branco deverá ser apresentado à prefeitura já no próximo mês. A execução da obra será de responsabilidade do município.

Sobre o projeto Gustavo Penna 73/23

Idealizado por uma equipe de professores da PUC Minas – Poços de Caldas, o projeto Gustavo Penna 73/23 – 50 anos de Arquitetura, Desenho e Palavra prevê a publicação de livros, workshops, concursos, plataforma multimídia e exposição. As atividades antecipam as cinco décadas de carreira do arquiteto mineiro que se completarão em 2023.

O projeto se baseia em três pilares fundamentais para pensarmos o exercício da arquitetura no futuro: a Academia, os Arquitetos e a Inovação. O maior objetivo é criar um elo entre esses três grandes grupos e lançar discussões e reflexões num diálogo amplo e na troca de conhecimento transformadores.

Sobre a Gerdau

A Gerdau é uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais do mundo. No Brasil, também produz aços planos e minério de ferro, atividades que ampliam o mix de produtos oferecidos ao mercado e a competitividade das operações. Além disso, é a maior recicladora da América Latina e, no mundo, transforma, anualmente, milhões de toneladas de sucata em aço, reforçando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua. As ações das empresas Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo, Nova Iorque e Madri.