Congonhas

Congonhas investe na preservação e restauração de seu patrimônio histórico

18/03/2019

Congonhas é a única cidade de Minas a ter a maior parte do seu patrimônio tombado restaurado. Ao todo, dez bens históricos e culturais estão sendo valorizados e preservados. Esses investimentos foram feitos com recursos próprios do município e também em parceria com diversas instituições, como o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por meio do PAC Cidades Históricas, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Entregues à comunidade nos últimos dois anos, a Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e a Igreja do Rosário passaram por importantes processos de restauração. A requalificação urbanística da Alameda Cidade de Matozinhos de Portugal e a revitalização da Estação Ferroviária de Congonhas também valorizaram ainda mais a área histórica.

Em breve, o Alto Maranhão receberá, oficialmente, a Igreja Nossa Senhora D'Ajuda, restaurada pela Prefeitura, em parceria com o IEPHA. Datada de 1746, a edificação passou por diversas intervenções, entre elas, a restauração do forro da capela-mor, do altar principal e de seus elementos artísticos.

Os investimentos não param por aí. Estão sendo realizadas a requalificação do Centro Cultural da Romaria, a construção do Teatro Municipal Dom Silvério Gomes Pimenta e a implantação do Parque Ecológico, que ligará esses dois espaços ao Museu de Congonhas. Está prevista, ainda, a  restauração do Cine Teatro Leon.