Polícia

Prefeito e deputado acompanham funcionários da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais em visita ao Hospital Regional em Lafaiete

06/07/2019

O Governo do Estado deu mais uma demonstração de interesse na retomada das obras do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete. Nesta sexta-feira, 05 de julho, uma comitiva composta pelo prefeito Mário Marcus (DEM), o deputado estadual, Glaycon Franco, a Secretária de municipal de Saúde, Rita de Kássia Silva Melo, o Técnico em edificações da Superintendência Regional de Saúde de Barbacena, Gilson Rodrigues de Almeida e a Engenheira Civil da Secretaria de Estado de Saúde, Eliana Lelis dos Santos Xavier, visitaram as obras inacabadas do hospital às margens da MG-129.

O Governo do Estado está realizando estudos e levantamentos que subsidiem a elaboração de modelos de negócios para a conclusão das obras e colocação em operação dos Hospitais Regionais do Estado.

A visita faz parte do desdobramento da assinatura do ajustamento do Termo de Cooperação Técnica entre o município de Conselheiro Lafaiete e o Estado de Minas Gerais para o chamamento público com vistas ao estabelecimento de futura Parceria Público Privada visando a retomada e finalização da construção e financiamento dos serviços de saúde do Hospital Regional.

Os técnicos foram conhecer a realidade, como está a estrutura do que já foi construído e o que falta para terminar os trabalhos. Ao término da visita técnica, Mário Marcus enfatizou que, segundo informações, já existem 28 empresas e instituições interessadas em concluir os 10 hospitais regionais cujas obras foram interrompidas em todo o estado. Dentre estes potenciais parceiros estão instituições estrangeiras, consórcios de saúde e universidades. "Esperamos que finalmente possamos concluir essa obra que trará uma mudança significativa para saúde, não apenas de Conselheiro Lafaiete mas de toda região.", destacou o prefeito Mário Marcus. 

A obra do Hospital Regional foi Iniciada em 2009 e paralisada em 2012 e, desde então , o Governo do Estado não retomou o projeto. O atual Governador Romeu Zema (NOVO) vem discutindo com a atual gestão a importância da retomada da obra para Conselheiro Lafaiete e região, tendo inclusive criado um grupo de trabalho para esse fim.