Ouro Branco

AMALPA realiza 242ª Assembleia Ordinária em Ouro Branco

08/07/2019

Aconteceu nessa última sexta-feira, dia 05 de julho na cidade de Ouro Branco, a 242ª Assembleia Ordinária da Associação dos Municípios da Microrregião do Alto Paraopeba (AMALPA).

Fizeram parte da mesa de honra, o Presidente da AMALPA e Prefeito de Queluzito Célio Pereira de Souza, o Prefeito anfitrião Hélio Márcio Campos acompanhado do seu Vice-Prefeito Celso Roberto Vaz, o Deputado Federal Rodrigo de Castro, o Deputado Estadual Glaycon Franco, o Prefeito de Conselheiro Lafaiete Mário Marcus, o Prefeito de Congonhas José de Freitas Cordeiro, o Vereador Carlos Roberto Rodrigues representando a Câmara Municipal de Ouro Branco, o Capitão da 65ª Companhia da Polícia Militar de Ouro Branco André Luís Resende Silva, o Diretor da RDR Engenharia Wagner Leão Franca e o Técnico de Desenvolvimento do BDMG Jorge Alberto Silva Habib.

O Secretário Executivo da AMALPA, Claudionei Nunes, deu início a reunião convidando a cantora Josyelem Oliveira para cantar o Hino Nacional e o Hino Municipal de Ouro Branco.

O Técnico de Desenvolvimento Jorge Alberto Silva Habib palestrou sobre as linhas de financiamento do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), ressaltando os detalhes do edital do ano de 2019 como documentos e protocolos necessários para a análise de projetos das prefeituras.

 

Além disso, ele explicou sobre todas as etapas para o financiamento, quais os tipos e itens financiáveis, como: 

1) BDMG Cidades – que trata da construção, ampliação e/ou reforma de edificações públicas municipais ou reformas e adequações nos prédios públicos municipais que visem à redução do consumo de energia.

2) BDMG Urbaniza – que trata da implantação, ampliação e/ou adequação de vias urbanas, consistindo de obras civis, como faixas exclusivas, calçadas, ciclovias, praças, iluminação pública, entre outros. 

3) BDMG MAQ – que trata de máquinas rodoviárias e equipamentos para pavimentação, caminhões, carrocerias, tratores e ônibus. 

4) BDMG Saneamento – que trata de sistemas de abastecimento de água, sistemas de esgotamento sanitário e resíduos sólidos urbanos.

Na oportunidade foi entregue pelo Prefeito Hélio Márcio Campos o conjunto habitacional com 176 apartamentos denominados Jardim Panorama I e Jardim Panorama II, pelo programa Minha Casa, Minha Vida. A prefeitura viabilizou o empreendimento, cedendo o terreno e preparando a infraestrutura, como sistema de saneamento, instalações para energia e pavimentação.

O Deputado Federal Rodrigo de Castro falou da batalha que enfrentou junto ao Governo para que a construção do Jardim Panorama acontecesse: “Após tudo que nós passamos devido à crise financeira, é muito gratificante ver a obra concluída com as crianças brincando e a população tendo o conforto da casa própria”, disse.

 

O Deputado Estadual Glaycon Franco frisou a importância da união dos prefeitos nesse momento de dificuldade financeira e parabenizou o Prefeito Hélio pelo conjunto habitacional: “É com o trabalho de uma equipe eficiente e comprometida que podemos participar de projetos como esse, sendo muito importante que os prefeitos se unam em prol do desenvolvimento regional”, destacou.

O Diretor da RDR Engenharia Wagner Leão Franca deu detalhes sobre o projeto do Jardim Panorama e da infraestrutura dos apartamentos, além de explicar sobre a importância do manual do condômino. E o Capitão da 65ª Companhia da Polícia Militar de Ouro Branco André Luís Resende Silva deu explicações diretas aos moradores do empreendimento de segurança.

Após o término da Assembleia da Associação, o Prefeito Hélio Campos entregou troféus e prestou homenagens a todos os colaboradores do projeto. Além de realizar um sorteio de eletrodomésticos e demais utensílios domésticos para os moradores presentes.