Gerais

Os perigos do jogo Pokémon GO. Confira as dicas da Polícia MIlitar

05/08/2016

No início desse mês de agosto chegou ao Brasil o jogo Pokémon GO. Ele é baixado em forma de aplicativo para smartphones com sistema operacional Android e IOs e é baseado na realidade aumentada com o objetivo de capturar o denominado Pokémon, utilizando para isso os smartphones.

Em diversos países onde o aplicativo já está disponível foram noticiados casos de furtos e roubos de aparelhos dos jogadores, haja vista que os usuários têm que manter o smartphone em mãos para visualizarem onde estão os alvos a serem capturados, sendo vítimas mais fáceis para os criminosos. Além disso, várias pessoas já foram atropelados enquanto jogavam. 

Em Belo Horizonte, por exemplo, os jogadores têm se concentrado nas principais praças públicas. Ainda na Capital, dois jovens tiveram seus smartphones roubados enquanto jogavam. 

A Polícia Militar sugere atenção redobrada dos pais para com os filhos, haja vista a alienação causada pelo jogo e, como já citado, em relação aos roubo de aparelhos.

Fique atento às Dicas:

Nesta categoria de crime é importante apontar a vitimologia presente na grande maioria deles, ou seja, alguns hábitos devem ser mudados como, por exemplo, evitar caminhar com o celular à mostra e com o olhar fixo no aparelho. Essa prática deixa o cidadão distraído e desperta a atenção do criminoso.

O cidadão deve estar atento a qualquer aproximação suspeita evitando fechar o espaço entre o suspeito e a vítima, especialmente, durante à noite quando esses delitos são mais frequentes. Permanecer sozinho e em locais ermos durante a noite pode ensejar a atenção do criminoso sendo que se imprescindível for deve evitar deixar o celular à mostra.

Tenha em mãos o número de série e o IMEI (identificação internacional de equipamento móvel) do aparelho celular. Este número pode ser obtido digitando-se no aparelho *#06#. Guarde essas informações, pois com elas será possível entrar em contato com a operadora efetuar o bloqueio do seu aparelho inviabilizando seu uso e desmotivando a prática de furtos/roubos de celulares pois a receptação, que alimenta tal crime, fica inviabilizada, pois o celular fica bloqueado e perde valor de mercado desestimulando, por consequência, a prática criminosa.

Em caso de roubo, mantenha a calma e procure memorizar as características do criminoso de modo a subsidiar a Polícia Militar no rastreamento, identificação e prisão dos autores efetuando o acionamento através do 190.