Cultura

Programa Gerdau Germinar promove capacitação sobre biomas e ecossistemas do quadrilátero ferrífero

Encontro contou com a participação de representantes do poder público, líderes comunitários e educadores.

09/09/2019

Na última quinta-feira (05), o Biocentro, sede do programa Gerdau Germinar, recebeu educadores, representantes do poder público e lideranças comunitárias para uma capacitação sobre biomas e ecossistemas do quadrilátero ferrífero. O encontro tinha o objetivo de promover o entendimento sobre a biodiversidade da região e incentivar iniciativas de preservação.

O workshop foi ministrado por um time de especialistas multidisciplinares, entre eles Cláudio Coelho de Paula, Doutor da Universidade Federal de Viçosa, Diogo Felcar Saraiva, Engenheiro Florestal da Gerdau e Ronaldo Vinícius da Silva, Doutor e pesquisador da Unidade de Pesquisa e Inovação em Campos Rupestres Ferruginosos da Gerdau.

Ao longo de todo o dia, os participantes discutiram diversos assuntos relacionados à questão ambiental e as características da região, como biodiversidade, solo, clima, hidrografia e a legislação. Foi realizado, ainda, um experimento sobre germinação, incluindo etapas como observação, interpretação e elaboração de trabalho científico.

Para Fernanda Montebrune, analista de Desenvolvimento Ambiental da Gerdau, o conhecimento gerado durante o evento pode contribuir de forma significativa para a gestão ambiental na região. “Promover o conhecimento e a discussão sobre a questão ambiental é um passo importante para as práticas de preservação do meio ambiente. Percebemos um grande interesse e engajamento do público com o tema. Tenho a certeza de que juntos poderemos contribuir para a construção de um futuro melhor para a região”, afirma.

Sobre a Gerdau

Com 118 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 10 países e conta com 33 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 73% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, são 13 milhões de toneladas de sucata que são transformadas em diversos produtos de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).  

Fotos: Divulgação