Conselheiro Lafaiete

Integrantes do PNAE em Lafaiete recebem monitoramento do Ministério da Educação

11/09/2019

Com o objetivo de acompanhar a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi realizado o monitoramento pelo Ministério da Educação com o técnico do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Daniel Pereira, e do Centro de Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar da Universidade Federal de Viçosa (CECANE UFV), a nutricionista Paula Trivellato.
Dentro das atividades realizadas durante a semana, ocorreram reuniões com os diversos atores atuantes no PNAE do município, análise de documentos da gestão, dois dias de visitas às Escolas Municipais e no último dia foi realizado um encontro com os atores do PNAE da região.

Todas as atividades foram acompanhadas pela Nutricionista Responsável Técnica pelo PNAE, Srta. Francislaine Beatriz Moreira de Souza, pela Técnica em Nutrição e Dietética, Sra. Josiane Silvano Nascimento que também compõe o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e por outros membros do referido Conselho.

Participaram também das atividades a equipe administrativa da Secretaria Municipal de Educação juntamente com o Gerente Administrativo, Sr. Adão Roberto Meireles e o Secretário Municipal, Prof. Moisés Matias Pereira, membros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), agricultores familiares que fornecem para o município juntamente com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) do município de Ouro Branco, técnico agrícola da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e agentes da Vigilância Sanitária.

Foram contempladas 10 escolas para receber a visitação dos Técnicos, Daniel e Paula, juntamente com a Nutricionista e membros do CAE, um número representativo das 42 unidades escolares municipais. As escolas foram escolhidas pelos técnicos de forma aleatória com objetivo de visitar escolas de pequeno, médio e grande porte, tanto na zona rural quanto na zona urbana, e que tivessem diversas modalidades de ensino.

No encontro para Formação dos atores sociais do PNAE promovido pelo FNDE e CECANE UFV com colaboração da Secretaria Municipal de Educação, contamos com a presença de atores sociais representando os municípios vizinhos, Queluzito, Ouro Branco, Carandaí, Santana dos Montes, Entre Rios de Minas e Jeceaba juntamente com os envolvidos do munícipio de Conselheiro Lafaiete. Participaram dessa formação Nutricionistas, membros da agricultura familiar, Emater Ouro Branco, membros dos Conselhos de Alimentação Escolar, dentre outros atores importantes para a execução do PNAE.

 

Ao final do último dia foi realizada uma reunião de fechamento pelos técnicos para apresentar a gestão e os atores envolvidos na execução do PNAE, nessa reunião foram elogiados alguns pontos, dentre eles,

o cardápio Planejado pela Nutricionista que foi solicitado pela Paula, técnica do CECANE, para apresentar aos outros municípios do estado para ser utilizado como modelo e o entrosamento da gestão com o Conselho de Alimentação Escolar, que trabalham em parceria em prol de uma melhor execução do PNAE.

Os técnicos elogiaram a Chamada Pública da Agricultura Familiar e falaram que é um modelo na região. Outro ponto positivo muito elogiado foi o empenho, dedicação e carinho das cantineiras ao manipular os alimentos produzem uma alimentação de qualidade para os nossos alunos.