Congonhas

Prefeitura e MRS tratam da construção de viadutos sobre a linha férrea em Congonhas

13/09/2019

Uma equipe da MRS (operadora logística que administra malha ferroviária) esteve reunida, em Congonhas, com o prefeito Zelinho e secretários municipais e coletou informações sobre duas demandas do Município com relação a obras que visam a minimizar a interferência dos trens de carga sobre o trânsito da cidade. As visitas aconteceram nos Bairros de Jardim Profeta e Belvedere, onde está sendo considerada a possibilidade de construção de dois viadutos, um em cada bairro. 

Especialistas da MRS das áreas de relações institucionais e de infraestrutura, respectivamente,  Tathiane Gomes Miranda e Eduardo Vaz visitaram os prováveis locais da instalação dos viadutos ao lado de Zelinho e dos secretários Adivar Barbosa (Gestão Urbana), Sandro Cordeiro (Administração), Juliano Cunha (Procuradoria Municipal) e o servidor da Secretaria de Obras, José Carlos Gomes.

 

Esses projetos serão submetidos à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) como obras de possível financiamento dentro do processo de renovação da concessão da MRS. Este prevê recursos que se destinarão a obras de interesse público – eliminação de interferências, melhoria das condições de tráfego, aumento da segurança da comunidade, entre outras. A seleção e a definição das prioridades serão feitas, em um segundo momento, pela própria ANTT e pelo Ministério da Infraestrutura. 

Porém, independentemente desse mecanismo de financiamento, a MRS se comprometeu a desenvolver os projetos de engenharia para os viadutos, o que facilita consideravelmente o processo de obtenção de recursos federais. A MRS informa que irá investir no desenvolvimento desses projetos e que este trabalho terá início até o fim do mês.