Ouro Preto

Instalação LAMA evidencia impactos causados pelo rompimento das barragens em Mariana e Brumadinho

Artista ouro-pretano Sussuca apresenta um roteiro artístico com pinturas, esculturas e objetos abordando a mineração e os danos decorridos dos desastres em Minas Gerais.

01/10/2019

Sensibilizado e inspirado pelas tragédias com o rompimento das barragens em Minas Gerais, o artista plástico Roberto Sussuca criou a instalação LAMA. Nela, ele registra e expressa os acontecimentos por meio da sua arte. Aborda o tema de maneira impactante, ressaltando os resultados da interação entre a atividade minerária e a vida humana no seu entorno. Tais acontecimentos  ceifaram centenas de vidas humanas, destruíram campos e vilarejos, causando forte contaminação no meio ambiente.

A instalação apresenta um conjunto de aproximadamente 50 obras, entre pinturas, esculturas e objetos e será exposta na Casa dos Contos, tradicional espaço cultural de Ouro Preto (MG). A mostra fica disponível ao público de 4 de outubro a 10 de novembro.

As obras ilustram cenas que ficaram amplamente conhecidas do público pela cobertura da mídia. Assim, retratam os fatos ocorridos em Bento Rodrigues e Paracatu de Baixo, distritos de Mariana atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão, em 5 de novembro de  2015, como também os de Brumadinho, com a ruptura da barragem da mina do Córrego do Feijão, em 25 de janeiro de 2019.

 

O artista conta que idealizou esse trabalho há cerca de um ano, quando experimentava a produção de tintas resultantes de pigmentos naturais. O material-base da pigmentação utilizada é oriundo da limonita, um minério de composição variada, resultado basicamente da mistura de hidróxido de ferro, nesse caso, retirado de áreas de garimpo de topázio imperial. Com base nas tonalidades e texturas dessa rocha, começou a criar obras que representavam as minas. A partir daí, criou o conceito da instalação.

A abertura da instalação LAMA será no dia 4 de outubro, sexta-feira, às 20h. A visitação segue até 10 de novembro, sendo segunda, de 14 às 18h; e de terça a domingo e feriados, de 10h às 18h. A entrada é franca. A Casa dos Contos fica localizada no coração de Ouro Preto, à rua São José, nº 12 – Centro.

Sobre o artista

Roberto Sussuca é ouro-pretano e considerado um artista experimentalista. Desde a juventude dedica sua vida à arte, expressa por meio de desenhos, pinturas, gravuras e esculturas. Foi um dos primeiros artistas a fazer instalações em Minas Gerais, nos anos de 1970 e 1980.

Fotos: Eduardo Tropia

Serviço: Instalação LAMA de Roberto Sussuca

Local: Casa dos Contos (Rua São José, nº 12 – Ouro Preto – MG)

Abertura: 4 de outubro – Sexta – 20h

Visitação: 5 de outubro a 10 de novembro

Segunda: 14h às 18h | Terça a domingo e feriados: 10h às 18h

Entrada franca.