Gerais

Bombeiros participam de treinamento sobre incêndio em locomotiva

13/10/2019

Na última sexta-feira (11/10), militares do 2º Pelotão de Bombeiros em São João del Rei participaram de uma instrução sobre combate a incêndio na histórica locomotiva Maria Fumaça.

Fabricada no ano de 1912, a locomotiva a vapor transita na antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM), inaugurada em 1881 por Dom Pedro II, que abre caminho entre o Cerrado e a Mata Atlântica para levar o turista a um belo passeio pelas serras do complexo de São José. Além das belezas naturais, o passeio também conta com grandes atrações turísticas e culturais como a Rotunda, o incrível giro da locomotiva – realizado de maneira manual, preservando o costume da época da Maria Fumaça – e o Museu Ferroviário.

São 12 km de travessia por uma belíssima diversidade ecológica e paisagens que ainda preservam a arquitetura do século XIX. Tudo isso a bordo da Maria-Fumaça mais antiga em operação no Brasil.

 

Como toda locomotiva a vapor, ela possui uma enorme caldeira que tem toda uma complexidade no combate a sinistros.

Os militares se capacitaram nos métodos de combate específico para o maquinário, sendo aptos a identificar a fonte de combustível, que deve ser cortado antes do início ao combate e aos pontos onde não se pode aplicar água diretamente, por risco de explosão.

O fogo da locomotiva é alimentado por óleo e ele gera um vapor que supre todos os outros equipamentos da máquina, inclusive movimente um dínamo que gera a energia elétrica que alimenta todas as luzes da Maria Fumaça.