Cultura

Semana do Turismo do Sistema Fecomércio MG movimenta BH

Realizado de 23 a 30 de outubro, a 5ª edição do evento irá reunir várias atividades gratuitas, como encontros, passeios, lançamento e feira gastronômica.

22/10/2019

Em busca de novas experiências, 27,6 milhões de turistas desbravaram Minas Gerais, em 2018, a fim de descobrir as riquezas do Estado, múltiplo como sua gente e sua cultura. Um negócio lucrativo, que movimentou R$ 18,2 bilhões na economia mineira e gerou 8,1% de todos os empregos estaduais. Para debater as potencialidades e gargalos desse setor, será realizada, entre 23 e 30 de outubro, a 5ª edição da Semana do Turismo do Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac.

Com uma programação diversa e gratuita, o evento terá a parceria da Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais (Fecitur), além do apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo. Essas instituições se somam ao Sistema para propor ações capazes de sensibilizar, desenvolver e promover produtos e serviços voltados à atividade turística. Entre as atividades, todas na Região Metropolitana da capital, estarão contemplados encontros, passeios, feira e o Seminário Investe Turismo.

Neste ano, o tema “Comércio e Turismo Viajam Juntos”, adotado na edição de 2017, surge como mote definitivo do projeto. A escolha visa reforçar, por meio de debates entre o poder público e a iniciativa privada, o potencial de integração da atividade turística ao comércio, bem como o papel do empresário nessa cadeia de produtos e serviços, que gera milhares de negócios e incrementa a economia.

As atividades organizadas pelo Sistema começam nos 23, 25 e 26 de outubro, quando o Sesc em Minas promoverá passeios de turismo social abertos ao público. As visitas guiadas buscam valorizar e enfatizar o potencial da atividade turística, despertando nas pessoas o olhar para as riquezas e atrativos regionais. Os destinos escolhidos para a edição foram o Instituto Inhotim, em Brumadinho; e as cidades de Itabira e Sabará, como seus ricos acervos dos tempos do Brasil Colônia. Já não há mais vagas para os passeios.

A programação continua no dia 29, no auditório da Fecomércio MG. Na ocasião, haverá o Encontro dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais. O evento, restrito aos presidentes e gestores de 47 circuitos turísticos do Estado, contará uma série de atividades nos períodos da manhã e da tarde. Ao todo, esses circuitos englobam 596 munícipios mineiros.

No último dia do evento (30/10), pela manhã, será realizado o Seminário Investe Turismo. À tarde, ocorrerá o Encontro de Prefeitos e Gestores Municipais de Turismo de Minas Gerais. A atividade reunirá prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e gestores públicos de turismo de diversas cidades mineiras. Em 2017, durante a primeira edição do encontro, mais de 500 autoridades marcaram presença. Os eventos acontecerão de 8h às 18h, no Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte.

Nos dias 29 e 30, na unidade central do Senac e no Museu Inimá de Paula, respectivamente, também acontecerá a feirinha “Primórdios da Cozinha Mineira”. A ideia, lançada em 2016, é fruto de um projeto desenvolvido pelo Senac em Minas para resgatar e preservar os hábitos, as técnicas e os produtos alimentares dos primeiros habitantes do Estado. Os visitantes poderão adquirir queijos, hidromel, doces, fermentados de frutas e quitandas. Além disso, a feira vai contar com a participação de empreendedores do projeto “Mãos do Morro: Linhas da Vida”, que vão comercializar os pratos desenvolvidos com a mentoria do Senac e do Sebrae.

Investe Turismo em Minas

Paralelo à Semana do Turismo será realizado o Seminário Investe Turismo Minas Gerais. O Investe Turismo é um programa de articulação e fomento do turismo, que promove a convergência de ações e investimentos para acelerar o desenvolvimento, gerar empregos e aumentar a qualidade e competitividade de 30 rotas turísticas estratégicas do Brasil. Em Minas Gerais, a iniciativa é promovida pelo Sebrae Minas, governo estadual e Ministério do Turismo (MTur), por meio da Embratur. Durante a cerimônia, além da apresentação do projeto, serão repassados R$ 2,6 milhões ao Estado, a serem investidos em nove cidades turísticas.

O evento terá a presença do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, e do presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles. Ao todo, o projeto contempla 30 rotas turísticas brasileiras, localizadas em 157 municípios. Em Minas Gerais, foram selecionados os seguintes destinos: Trilha do Ouro (Mariana, Ouro Preto, Sabará), Rota dos Diamantes (Diamantina), Trilha dos Inconfidentes (Tiradentes e São João del-Rei), Veredas do Paraopeba (Brumadinho) e Belo Horizonte.